Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Capacitação do Projeto Amanhã da Codevasf insere jovens na Cadeia Produtiva da Piscicultura no Oeste Baiano
conteúdo

Notícias

Capacitação do Projeto Amanhã da Codevasf insere jovens na Cadeia Produtiva da Piscicultura no Oeste Baiano

publicado: 26/08/2019 12h33, última modificação: 01/11/2022 14h40

Vinte e cinco jovens rurais do município de Serra do Ramalho (BA) foram inseridos na Cadeia Produtiva da Piscicultura no Oeste Baiano a partir de uma capacitação realizada pelo Projeto Amanhã da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O treinamento é resultado de uma parceria entre a Codevasf e a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Palmas e Passos.

Projeto Amanhã - Curso de PisciculturaO curso foi ministrado pelos técnicos da Codevasf Isabel Denis, da Unidade de Desenvolvimento Territorial da companhia em Bom Jesus da Lapa, e Rodrigo Bernardes, do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura em Xique-Xique (BA).

A programação do treinamento abordou conteúdos como piscicultura básica, noções de manejo alimentar na piscicultura, construção de viveiros e noções de legislação. Além da abordagem teórica, os jovens tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos em uma aula prática realizada em cultivos de tilápias e de tambaquis.

A realização do curso atendeu a uma demanda por capacitação profissional apresentada pelo presidente da associação parceira no treinamento e teve como objetivo de incentivar o desenvolvimento da cadeia da piscicultura local. “Acredito ser fundamental alcançarmos os jovens, pois os mesmos são disseminadores de conhecimentos”, disse Claudemir Brito.

“O curso foi muito importante. É importante perceber que o poder público vem apoiando cada vez mais essas iniciativas. O importante é perceber também o aumento da participação dos jovens nas atividades do município. O associativismo tem importância fundamental como agente de transformação local”, disse Marcell do Vale, agente de desenvolvimento local.