2014
Artesanato faz parte da identidade sociocultural do Baixo São Francisco sergipano e gera renda para população local
O artesanato é uma importante manifestação da cultura popular dos sergipanos e uma atividade econômica de grande alcance no estado. De acordo com o Aracaju Convention & Visitors Bureau, existem mais de 4.700 artesãos cadastrados em Sergipe e quase 90% dos 75 municípios apresentam algum tipo de produção artesanal. No Baixo São Francisco sergipano, o artesanato se exibe em diferentes formas e cores, utilizando variadas matérias-primas, e constitui-se um elemento da identidade sociocultural da população local.
Rio São Francisco: 2,8 mil quilômetros de esperança, tradição, cultura e histórias
“Riacho do Navio corre pro Pajeú, o rio Pajeú vai despejar no São Francisco, o rio São Francisco vai bater no 'mei' do mar, o rio São Francisco vai bater no 'mei' do mar...”. Os versos da canção de Luiz Gonzaga são conhecidos e relatam um dos meandros percorridos pelo “rio da integração nacional”, cuja descoberta é atribuída ao navegador genovês Américo Vespúcio. O São Francisco segue resistente, levando vida a todos aqueles que se recostam às suas margens.
Rota do Vinho fortalece turismo gastronômico no Vale do São Francisco
O sertão produz vinho, sim senhor. O Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco, que reúne sete vinícolas entre o Sertão de Pernambuco e o Norte da Bahia, tornou essa área – em plena Caatinga – a segunda maior produtora de vinhos, espumantes e sucos naturais de uva no Brasil. O polo ocupa uma área de mais de 10 mil hectares entre os municípios pernambucanos de Lagoa Grande (a capital da uva e do vinho do Nordeste) e Santa Maria da Boa Vista (que sedia a vinícola pioneira no negócio), além de Casa Nova (cidade baiana que incrementou o enoturismo na região).
Bacia do Mearim é a maior do Maranhão
A bacia hidrográfica do rio Mearim é a maior do Maranhão e ocupa 29,84% da área total do estado – aproximadamente 99.058 quilômetros quadrados – em 83 municípios, que juntos somam 1.681.307 habitantes – o que representa 25,6% da população maranhense, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ilha do Rodeadouro é paraíso natural no Vale do São Francisco
Considerado um dos rios mais importantes da América do Sul, o Velho Chico, como também é conhecido o rio São Francisco, apresenta diversas atrações turísticas, além de todo o potencial econômico trazido pela agricultura irrigada – a exemplo das cidades Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), maiores exportadoras de frutas tropicais do país. O rio oferece, à população ribeirinha, belas paisagens que encantam ao longo dos seus 2.863 km até desaguar no Oceano Atlântico.
Carranqueiros atraem turistas e mantêm viva tradição em Pirapora (MG)
Entre inúmeros e curiosos olhares, o primeiro é meio assustador. Mas, com o tempo, logo dá pra perceber os ricos detalhes dos traços das tradicionais carrancas de Pirapora, norte de Minas Gerais. Pintura forte, umas com brilho, outras mais foscas e vigorosas, esses objetos atraem turistas de todo o Brasil.
Fé atrai cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano a Bom Jesus da Lapa, na Bahia
O município de Bom Jesus da Lapa, localizado na região Oeste da Bahia, a aproximadamente 800 quilômetros de Salvador, é conhecido como “a capital baiana da fé”. O título se deve ao fato de o local receber, todos os anos, romeiros de todo o país para a romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, que está entre as três maiores do Brasil - junto com a de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, e do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Ceará.
Fotos capturadas ao longo de 3 mil km resultam no livro "Nas águas do Velho Chico"
Foram sete anos de trabalho, 3,6 mil cliques fotográficos, cerca de 3 mil quilômetros percorridos - e o resultado é o livro Nas Águas do Velho Chico, do fotógrafo francês naturalizado brasileiro Alain Dhomé, uma obra recém-lançada que contém 180 páginas, 120 fotografias e textos em português e inglês que mostram personagens, paisagem, cultura, arquitetura e fatos históricos que acompanham o curso d’água do “Velho Chico” em cinco estados brasileiros.