2014
Barreiros implantados pela Codevasf no semiárido asseguram água para animais em períodos de estiagem
O produtor rural Romão Holanda Mota, de 74 anos, mantém em sua propriedade, na zona rural de Ouricuri (PE), um rebanho de 130 animais composto por caprinos, ovinos e bovinos. Ele chegou à localidade em 1958, acompanhado dos pais, quando tinha apenas 18 anos. De acordo com ele, a seca que a região experimentou nos últimos anos não tem paralelo. “O ano em que mais sofremos com a estiagem foi precisamente o ano em que chegamos. Isso aconteceu porque as pessoas eram desprevenidas. Nas condições de hoje aquela seca não teria tanto impacto. Em 2012 e 2013 é que a estiagem foi realmente forte”, diz ele.
Codevasf investe na difusão de tecnologias voltadas para apicultura e agricultura familiar no Piauí
A Câmara Setorial da Apicultura no Piauí estuda a ampliação das ações do Centro de Tecnologia Apícola do Piauí (Centapi), implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Picos (PI). A proposta é que o local passe a atuar efetivamente como Centro de Tecnologia em Agronegócios Familiares do Piauí, tendo como papel principal a geração e difusão de tecnologias voltadas para a agricultura familiar, com destaque para a apicultura na estruturação e capacitação da cadeia produtiva da apicultura no estado. O Centro foi instalado pela Codevasf, em 2008, com recursos dos Ministérios da Integração Nacional e da Ciência e Tecnologia e governo do estado do Piauí.
Visitantes da Fenagri poderão conhecer produção agrícola e artesanal do Sistema Itaparica
Frutas in natura, artesanato feito com palha de bananeira e couro de tilápia curtido, pintura em tecido, ovos de codorna, mel, água de coco, farinha de mandioca, produtos semiprocessados a partir de inhame, cebola, cenoura, abóbora e macaxeira.
Pescadores, indígenas e trabalhadores rurais integram novo comitê do Água para Todos em Alagoas
O município de Porto Real do Colégio – localizado às margens da porção alagoana do rio São Francisco – é o mais novo a formar um comitê gestor municipal do programa Água para Todos. Este é o vigésimo segundo comitê constituído em Alagoas para apoiar e acompanhar as ações do programa, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado localmente pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Sucos de frutas serão atração em estande do perímetro Bebedouro na Fenagri
Os visitantes da 25ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) poderão se refrescar do conhecido calor de Petrolina (PE), no Vale do São Francisco, degustando sucos de manga, goiaba, maracujá, acerola e umbu. Para isso, bastará dar uma passada no estande do Bebedouro, perímetro implantado e gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) onde o agricultor José Renato da Silva Cordeiro e sua mulher, Creuza, cultivam as frutas e as beneficiam na Agroindústria de Polpa de Frutas Beira Rio, criada pelo casal.
Codevasf ajuda a estruturar comunidades rurais sergipanas para apicultura
Comunidades rurais do município de Japaratuba, no sertão sergipano, estão sendo estruturadas pela Codevasf para encontrar na apicultura mais uma alternativa de renda. São 160 novas colmeias que ajudarão a aprimorar a atividade apícola nas comunidades de Badajós, Porteiras e Caraíbas, além de vestimentas especiais e materiais para produção e extração de mel – um investimento de R$ 37 mil com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI) no âmbito do Plano Brasil sem Miséria.
Cooperativa de produtores leva derivados de umbu e leite de cabra para a Fenagri 2014
Doce de umbu e queijo de leite de cabra. Esses são alguns dos produtos que poderão ser encontrados no estande da Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário e Extrativista do Pontal (Coopontal) na Feira Nacional da Agricultura Irrigada 2014 (Fenagri), que ocorre entre os dias 28 e 31 de maio no Centro de Convenções de Petrolina (PE). Os itens são produzidos nas áreas de sequeiro – ou seja, que não recebem irrigação – do Projeto Pontal, implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) naquele município.
Alta na produção de perímetros da Codevasf na Bahia tem frutas como destaque
A produção dos perímetros irrigados no lado baiano do Submédio São Francisco registrou, no ano de 2013, um aumento de 17% em relação a 2012 –mesmo debaixo da severa estiagem que se abateu sobre a região Nordeste do Brasil. Os dados são da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, responsável pela implantação e gestão direta de cinco perímetros irrigados, além de outros três que integram o Sistema Itaparica e são administrados em parceria com a Chesf.
Alta na produção de perímetros da Codevasf na Bahia tem frutas como destaque
A produção dos perímetros irrigados no lado baiano do Submédio São Francisco registrou, no ano de 2013, um aumento de 17% em relação a 2012 –mesmo debaixo da severa estiagem que se abateu sobre a região Nordeste do Brasil. Os dados são da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, responsável pela implantação e gestão direta de cinco perímetros irrigados, além de outros três que integram o Sistema Itaparica e são administrados em parceria com a Chesf.
Codevasf leva apicultura e acesso a água a município da Baixada Maranhense
A Codevasf está estruturando 40 famílias do município de São João Batista (MA) para que possam ter a apicultura como mais uma alternativa de trabalho e renda. A ação visa fortalecer a atividade produtiva do mel no estado, com investimentos quem somam mais de RS 350 mil. Os recursos são da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, no âmbito das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria.
Ações da Codevasf no Piauí serão apresentadas na Expoeiras 2014
Uma vitrine dos investimentos da Codevasf na região de Oeiras, sul do Piauí, estará exposta no estande institucional da empresa durante a Expoeiras 2014, que acontece de 29 de maio a 1º de junho no Parque de Exposição Antônio Tapety. O objetivo do evento é divulgar as potencialidades do município, principalmente, no setor agropecuário, além de fomentar a realização de negócios para geração de emprego e renda na região. A expectativa é de que cerca de três mil pessoas prestigiem a feira.