Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Resultados de parceria entre Codevasf e instituição norte-americana especializada em navegação fluvial são apresentados em Brasília
conteúdo

Notícias

Resultados de parceria entre Codevasf e instituição norte-americana especializada em navegação fluvial são apresentados em Brasília

Gestores e técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) discutiram nesta semana, em Brasília, os resultados de parceria com o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace), formalizada em março de 2012. A colaboração é voltada para trabalhos de estabilização de margens e aperfeiçoamento da navegação no rio São Francisco.
publicado: 04/12/2014 11h31, última modificação: 01/11/2022 14h31

Gestores e técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) discutiram nesta semana, em Brasília, os resultados de parceria com o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace), formalizada em março de 2012. A colaboração é voltada para trabalhos de estabilização de margens e aperfeiçoamento da navegação no rio São Francisco.

Em sua apresentação no encontro, o engenheiro do Usace Marcelo Salles compartilhou informações sobre a instituição norte-americana, criada em 1801 e que atua em projetos de engenharia em todo o mundo, notadamente nas áreas militar e de navegação, provimento de água e energia, controle de enchentes e resposta a desastres. “Temos 35 mil pessoas em atuação no Corpo de Engenheiros, sendo 34 mil profissionais civis. Nossa visão consiste em providenciar soluções para os desafios mais problemáticos da nação. A proposta do trabalho que realizamos com a Codevasf é a de por nossa experiência a serviço da navegação e da estabilização de margens no São Francisco”, sintetizou.

Presente no evento, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, ressaltou a necessidade de que instituições cooperem para aperfeiçoar os trabalhos de revitalização do rio e de manutenção da navegação. “A Codevasf tem uma imensa responsabilidade na revitalização do São Francisco e esse acordo de cooperação com o Exército americano representa nosso esforço na busca de conhecimento e tecnologia para que possamos aprimorar nossa atuação no processo de revitalização da hidrovia do rio, uma vez que o Usace possui experiência secular na área de navegação fluvial”, afirmou.

O engenheiro do Usace Calvin Creech, que trabalha com a Codevasf desde que a parceria entre as instituições foi firmada, apresentou aos presentes os 12 projetos realizados e em andamento que integram a cooperação técnica, focada em estudos. “O trabalho do Usace resulta em modelagens que são usadas para fins de planejamento e tomada de decisão, propostas de intervenção e transferência de conhecimento, entre outras atividades de suporte e consultoria”, disse Creech no encontro.

Os projetos da parceria foram identificados pelos locais em que são desenvolvidos ou pelo escopo do trabalho. São eles: Campo de Provas; Ilha de Sambaíba; Curralinho – Ligação da Ilha; Ilha Tapera; Cotinguiba-Pindoba; Modelagem de Sedimentos; Modelagem de Transporte de Sedimentos na Hidrovia; Torrinha-Itacoatiara; Cabeça Levantada; Pedral Meleiro; Curralinho-Torrinha-Itacoatiara e Modelagem de Tributários do rio São Francisco.

Os engenheiros do Usace apresentaram no evento dados sobre o uso de hidrovias nos Estados Unidos. De acordo com eles, uma carga seca de 1.750 toneladas pode ser transportada por uma única barcaça; as vantagens comparativas são Usaceexpressivas, já que essa mesma carga requer o emprego de 16 vagões de trem ou 70 caminhões nos modais ferroviário e rodoviário. Ainda segundo eles, nos Estados Unidos 50% da carga exportada de grãos, soja e rações é movimentada por barcaças. Anualmente, 360 milhões de toneladas de petróleo são movimentadas entre pontos domésticos com o uso de hidrovias; também destacam-se no volume transportado por hidrovias naquele país o carvão e as matérias-primas. O Usace é responsável pela manutenção e pela operação de hidrovias nos Estados Unidos.

Participaram do encontro na sede da Codevasf representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), do Exército Brasileiro e da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia.

Visita técnica aos Estados Unidos

Durante o encontro, o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Eduardo Motta, o gerente de empreendimentos socioambientais da Companhia, Sérgio Henrique Alves, e o engenheiro civil Rafael Brito relataram a visita técnica que realizaram a laboratórios e outras instalações do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, da Universidade de Auburn e do Bureau of Reclamation entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro deste ano. O objetivo das visitas foi conhecer estruturas que estão sendo propostas para o rio São Francisco pelo Usace e identificar novas oportunidades de parceria.

Entre as principais atividades da viagem esteve a visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia do Usace. Os representantes da Codevasf conheceram no local tecnologias voltadas para a recuperação de áreas degradadas, proteção de peixes e manutenção de navegabilidade, entre outras, além de equipamentos de simulação e modelagem.

Na Universidade Auburn a equipe conheceu laboratórios e centros de recursos hídricos e gerenciamento de recursos aquáticos, reuniram-se com gestores e corpo docente e compartilharam informações sobre o trabalho da Codevasf, especialmente nas áreas de pesca e aquicultura.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157649186548097/

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
http://www.soundcloud.com/codevasf