Notícias
Famílias ribeirinhas de Alagoas revelam alegria por acesso a água tratada
Água tratada nas torneiras de casa significa uma verdadeira transformação na vida daqueles que ainda não tinham esse direito assegurado. Famílias moradoras de comunidades rurais da região do Vale do São Francisco que passaram a contar com sistemas de abastecimento de água construídos pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) experimentam a alegria de ter deixado as dificuldades para trás e de ter ganhado qualidade de vida, conforto e saúde.
Moradora do povoado Sítio Nazária, em Penedo, Alagoas, Simone Silva comemora a melhoria na qualidade de vida de sua família presente em atividades simples do dia a dia, como tomar um banho de chuveiro. “Com a chegada dessa água encanada e tratada, tudo mudou muito na vida de nossa família, e mudou para melhor. A água encanada agora está em todo lugar da casa, no banheiro, na pia. Agora é só ir para o banheiro, ligar o chuveiro e tomar um banho”, celebra Simone, que desde os 10 anos de idade mora nesta localidade situada na calha do São Francisco.
Antes, as famílias consumiam água bruta do rio. “Para coletar água, nós tínhamos uma cacimba”, lembra Simone. “Cavávamos uma cacimba e bebíamos água dela. Era bem ruim. Tinha que toda hora estar puxando água. Puxava água para beber, para lavar roupa, para tomar banho. Antes, para tomar um banho, tinha que encher um balde com água da cacimba”, conta.
Quando o agricultor Magno Santos chegou no povoado Sítio Nazária, ainda adolescente, no local havia apenas a mata nativa, sem serviços de energia elétrica ou abastecimento de água.
“Para ter água, a gente recorria à cacimba e juntava água da chuva num barril. No verão, a água da cacimba mal dava para todo o uso de casa. Era sofrido e bem trabalhoso. Hoje eu uso a água bruta para irrigar minha horta e para o pasto, e a água tratada para beber e fazer as tarefas da casa. A chegada dessa água tratada foi uma riqueza. Posso dizer que hoje estamos ricos, pois temos água tratada, água limpa para beber, cozinhar. Antes tínhamos de tratar a água para usar. Agora, não. Com a água temos uma riqueza”, resume.
No povoado Ilhas das Canas, às margens do São Francisco em Penedo, a dona de casa Jailde Pereira conta que há 16 anos, quando chegou ao local, não havia acesso a energia elétrica ou água tratada. Hoje ela comemora a mudança de vida a partir da implantação do sistema de abastecimento de água pela Codevasf.
“Hoje está tudo bem melhor com água tratada em casa. Antes, para tomar banho tínhamos que pegar água do rio num balde e trazer para casa. Tomar banho de balde é muito ruim. Além disso, a pessoa perde muito tempo quando tem que pegar água no rio. A água tratada dentro de casa é bem melhor”, garante.
Para implantação dos sistemas de abastecimento em Penedo a Codevasf investiu mais de R$ 470 mil com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Finalizada a implantação dos sistemas, o Governo Federal, por meio da Companhia, realizou o repasse da infraestrutura de abastecimento de água para a Prefeitura Municipal de Penedo. Atualmente os sistemas de abastecimento dos povoados Ilha das Canas e Sítio Nazária são operados pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Penedo (SAAE).
Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157651849166181/
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf