Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf marca presença na abertura do XVI Encob em Alagoas
conteúdo

Notícias

Codevasf marca presença na abertura do XVI Encob em Alagoas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marcou presença na cerimônia de abertura do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que está sendo realizado até o próximo dia 28 no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Maceió (AL). A Codevasf também mantém no encontro um estande no qual apresenta suas ações de contenção de processos erosivos por meio de reflorestamento da mata ciliar do rio São Francisco e de seus afluentes.
publicado: 25/11/2014 17h48, última modificação: 01/11/2022 14h31

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marcou presença na cerimônia de abertura do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que está sendo realizado até o próximo dia 28 no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Maceió (AL). A Codevasf também mantém no encontro um estande no qual apresenta suas ações de contenção de processos erosivos por meio de reflorestamento da mata ciliar do rio São Francisco e de seus afluentes.

O evento foi aberto oficialmente pelo governador Teotonio Vilela Filho, que apontou para a necessidade de uma mudança cultural em relação ao uso da água. “Esse encontro não poderia ocorrer em lugar e momento mais apropriados. Passamos por um momento de crise hídrica nos maiores aglomerados urbanos do Brasil e, somente agora, percebemos que estávamos vivendo numa cultura da abundância da água. Devemos agora refletir e propor uma mudança cultural em relação ao uso da água, passando para uma cultura do uso racional, pois sem isso não se pode falar em desenvolvimento sustentável”, declarou durante a abertura do evento.

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, foi representado no XVI Encob pelo coordenador-geral de Projetos de Apoio ao Desenvolvimento da Região Beneficiada, José Luís de Souza. Em sua fala para a plateia de membros de comitês de recursos hídricos de todo o Brasil, ele parabenizou o trabalho desses colegiados em defesa das bacias hidrográficas e afirmou que o Ministério da integração Nacional é parceiro dos comitês e atua com olhos no futuro para garantir segurança hídrica ao país. “Para mim, a crise hídrica que hoje se apresenta representa uma oportunidade para se reafirmar a necessidade de se pensar soluções para o amanhã. E é assim que o Ministério da Integração vem trabalhando com uma séria de ações para garantir a segurança hídrica do país”, disse durante a abertura do evento.

Para o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, o ano de 2014 foi bastante especial por trazer como prioridade ao debate público nacional o uso racional da água. “Neste ano, pudemos ver o debate sobre a escassez e o uso racional da água vir a público. E o papel dos comitês de bacias é fundamental nesse processo. Daí avaliarmos que o empoderamento dos comitês é fundamental para enfrentamento desse realidade”, defendeu.

Já para o diretor de revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta, que representou o presidente da companhia, Elmo Vaz, na abertura do Encob 2014, a empresa não poderia deixar de estar ao lado da sociedade civil representada pelos comitês no trabalho voltado a reverter a degradação das bacias hidrográficas. “Estamos aqui para agregar forças e estabelecer parcerias com comitês de bacias, governos municipais e estaduais e demais órgãos federais para que possamos, de forma mais integrada, buscar as grandes soluções para enfrentar os problemas de escassez hídrica no país”, disse.

Ele ainda apontou ações da Codevasf dedicadas a garantir a revitalização de uma das mais importantes bacias hidrográficas do país. “A Codevasf está de olho no futuro ao trabalhar soluções que revitalizem as bacias hidrográficas em que atuamos com foco na segurança hídrica. Como exemplo, estamos trabalhando para conter os processos erosivos na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Temos um contrato com o corpo de engenheiros do Exército norte-americano para realização de estudos nessa bacia e já identificamos que os processos de utilização dos recursos do solo e da água no São Francisco acontecem de forma inadequada e irracional. Esse trabalho permitiu identificar por meio de modelos matemáticos que cerca de 23 milhões de toneladas de solo estão sendo carreadas para a calha principal do rio São Francisco”, afirmou Motta.

De acordo com o diretor, no esforço para conter processos erosivos no estado de Minas Gerais, por exemplo, foram recuperadas 900 nascentes e construídas mais de mil barraginhas – que atuam na contenção desses processos.

XVI ENCOB

Com o título “O Comitê de Bacia como Articulador Político das Águas”, o XVI Encob está reunindo representantes de comitês de bacias hidrográficas de todo o país. A programação do evento conta com atividades como minicursos, oficinas, conferências, reuniões setoriais e visitas técnicas.

No estande da Codevasf montado no local do evento, visitantes podem obter informações sobre as principais ações da Companhia. Mudas utilizadas em ações de reflorestamento para contenção de processos erosivos são o destaque do estande. Elas são produzidas pelo Centro de Referência em Recomposição de Áreas Degradadas (Crad), mantido por meio de um convênio entre Codevasf e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na abertura do evento, houve apresentação do projeto “Recor – Restauração do Rio Coruripe”, executado pela Associação Pró-Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Coruripe (Agerh), e lançamento dos livros “Unidades de Conservação em Alagoas: as riquezas das áreas protegidas em território alagoano” e “Biodiversidade Recifal e Lagunar do Estado de Alagoas”.

O XVI Encob é promovido pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas, pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil e pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh/AL), e conta com o patrocínio de diversas instituições, entre elas o Ministério da Integração Nacional e a Codevasf.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157649051039987/