Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Com sistemas simplificados, Codevasf garante água a 10 mil pessoas que convivem com a seca
conteúdo

Notícias

Com sistemas simplificados, Codevasf garante água a 10 mil pessoas que convivem com a seca

Dona Francisca das Chagas, moradora do povoado Centro dos Piaus, no município de Lago da Pedra, no Maranhão, há muito sonhava com o dia em que não fosse mais preciso caminhar quilômetros para obter água para a família. Graças ao apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que instalou, na localidade, um sistema simplificado de abastecimento de água, esse tempo finalmente chegou.
publicado: 01/09/2016 12h02, última modificação: 01/11/2022 14h32

Dona Francisca das Chagas, moradora do povoado Centro dos Piaus, no município de Lago da Pedra, no Maranhão, há muito sonhava com o dia em que não fosse mais preciso caminhar quilômetros para obter água para a família. Graças ao apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que instalou, na localidade, um sistema simplificado de abastecimento de água, esse tempo finalmente chegou.

“A gente sofria carregando água na cabeça pra todo lugar, subindo ladeira com balde. Passamos muitos anos bebendo água ruim, porque não tinha outra. Graças a Deus, e também a vocês, foi realizado meu sonho. Tendo fé, a gente consegue, né? Agora todo mundo está satisfeito, temos água boa e à vontade, do jeito que pedimos”, comemora a cidadã maranhense.

Com recursos investidos, até o momento, de R$ 17 milhões, a empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional está transformando a vida de famílias afetadas severamente pela estiagem a partir da instalação desses sistemas simplificados, os quais abrangem a construção de uma estação de captação de água, adutoras de água bruta e tratada, estação de tratamento, implantação de redes de distribuição, reservatórios e ligações domiciliares.

Até o momento, de acordo com informações de Elton Cruz, técnico da Codevasf que coordena a execução dessas ações, já foram concluídos, nos estados da Bahia, do Piauí e do Maranhão, 64 sistemas simplificados de abastecimento, beneficiando, em média, 2 mil famílias. Além disso, outros 77 estão em fase de execução e mais oito estão com ordem de serviço expedida.

Na Bahia, 10 sistemas de abastecimento de água já foram finalizados e trazem alívio a cerca de 1,5 mil pessoas castigadas pela seca no semiárido do estado. No total, 25 municípios baianos deverão ser contemplados com a ação da Codevasf, que beneficiará famílias como a de dona Terezinha Maria Gomes, de 60 anos. Moradora da localidade de Poções, no município de Guanambi (BA), ela está na expectativa pela conclusão da obra em sua comunidade. “Essa água vai servir pra limpar a casa, cozinhar, tomar banho e, também, pra que cada família possa ter sua hortinha em casa”, explica.

Já no Piauí, a população de 39 municípios deve ser contemplada com os sistemas simplificados de abastecimento de água. Segundo o último balanço dessas ações, cerca de 6 mil piauienses de áreas rurais do estado já têm acesso à água por meio de 40 sistemas simplificados concluídos pela Codevasf. No Maranhão, por sua vez, 14 sistemas finalizados levam água a 420 famílias que também enfrentam os efeitos de estiagens prolongadas.

Plano Novo Chico

Obras de abastecimento de água ganharão novo impulso dentro do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), também chamado de Plano Novo Chico, lançado no último mês de agosto.

Neste primeiro momento, o acesso à água tratada, assim como o esgotamento sanitário, serão priorizados pelo programa, beneficiando 217 municípios com investimento total de R$ 1,162 bilhão. A meta é atender, até 2026, as 505 cidades da bacia onde vivem 16,5 milhões de pessoas, 8,1% da população brasileira.

O Novo Chico é composto, ainda, por ações que envolvem proteção e recuperação de nascentes, controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e capacitação institucional, além da coleta e tratamento de resíduos sólidos, saneamento básico, infraestrutura hídrica, modernização da irrigação, apoio à produção sustentável e fiscalização ambiental integrada, dentre outras.

Imagens ilustrativas:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157644834549523

Ouça a matéria da Rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf/sistemas-de-abastecimento-elevam-qualidade-de-vida-em-comunidades-rurais-atendidas-pela-codevasf

Confira o depoimento de Dona Francisca: https://soundcloud.com/codevasf/dona-francisca-das-chagas-explica-o-alivio-de-ter-agua-em-casa