Notícias
Codevasf participa em Minas de debate sobre gestão da água
“Gestão das bacias hidrográficas: perenização, revitalização, proteção de mananciais e uso democrático das águas” é o tema que terá a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) como debatedora no Diálogo Público: “A Gestão da Água em Contexto de Escassez Hídrica: Transparência, Controle e Participação Social”.
Promovido pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o evento acontece na próxima quarta-feira (14) no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros.
“O debate visa levar ao público a realidade dos recursos hídricos na região semiárida mineira, agravados com a estiagem prolongada em curso, apontando ações técnicas de políticas públicas na busca de prover segurança hídrica às demandas de usos múltiplos prioritários à região, por meio de práticas de recuperação e conservação hidroambiental de bacias hidrográficas”, explica o engenheiro agrônomo Athadeu Ferreira, assessor da Presidência da Codevasf que representará a Companhia no evento. Ferreira é também integrante do Comitê de Bacias Hidrográficas do São Francisco (CBHSF).
O Diálogo Público tem como principal objetivo propiciar um espaço institucional para discussão e troca de informações sobre a gestão da água no Norte de Minas num cenário de reconhecida escassez hídrica. Usuários de serviços públicos, beneficiários de políticas públicas, organizações do Terceiro Setor, lideranças comunitárias, professores e alunos universitários e gestores públicos das três esferas da Federação participam das discussões.
Em Minas Gerais, estado onde está situada a nascente do rio São Francisco, uma das prioridades da Codevasf é prover segurança hídrica em comunidades rurais de sua área de atuação. Com o Programa de Revitalização das Bacias do São Francisco e Parnaíba, implantado em 2004, a empresa tem levado ações e projetos que têm garantido e aprimorado um trabalho voltado para a garantia de água na região Norte Mineira.
“As barragens do Bico da Pedra e Jequitaí (em processo de construção), ao lado de outras, exemplificam essa atuação. Os projetos de irrigação de Pirapora, Gorutuba e Jaíba também são exemplos do apoio da Companhia para incrementar a economia sustentável na região”, destaca Ferreira.
Programação
O Diálogo Público também conta com as mesas de debates “Gestão da água em contexto urbano: abastecimento, potabilidade, racionamento, rodízio, transparência e participação social” e “Recursos hídricos: dificuldades desafios e experiências exitosas”. Durante o evento, serão expostas as experiências do Projeto Barraginhas, do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido, do Projeto Vidas Áridas e dos Projetos Cultivando Água Boa e Água Para Todos.
Além da Codevasf, diversos órgãos federais, estaduais, municipais, participam do evento, como a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), entre outros.
Serviço:
Evento: Diálogo Público “A Gestão da Água em cenário de escassez hídrica: transparência e participação social”.
Data: 14 de setembro
Horário: das 8h às 17h30
Local: Auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams (Avenida Major Alexandre Rodrigues, 416 – bairro Ibituruna)
As inscrições podem ser feitas pelo site da OGE: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
Com informações das assessorias de comunicação da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Veja fotografias ilustrativas: https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157649392244882