Notícias
Codevasf participa de Mostra sobre tecnologia em agricultura no Maranhão
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou da I Mostra de Soluções Tecnológicas da Agricultura da Baixada Maranhense, evento organizado pelo Sebrae na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no município de São Bento (MA). A Mostra apresentou aos produtores rurais da Baixada Maranhense e de outras regiões as tecnologias que estão sendo utilizadas em campo para garantir aumento de produtividade com eficiência.
No âmbito da Mostra foram realizadas oficinas, palestras e atendimentos a micro e pequenos empreendedores da região em estandes específicos e uma visita ao campo experimental da Fazenda Escola. A Codevasf foi representada pelo coordenador do Plano Brasil Sem Miséria no Maranhão, Emanuell Martins, que apresentou as tecnologias das áreas de irrigação e apicultura utilizadas pela empresa para beneficiar pequenos produtores do estado.
Os participantes da palestra foram apresentados às ações executadas pela empresa nas bacias dos rios Itapecuru, Mearim e Parnaíba. “Na atividade da apicultura, por exemplo, foram demonstradas as tecnologias que estão sendo utilizadas e que podem contribuir para um melhor rendimento na produção de mel e de derivados”, comenta o coordenador. A tecnologia de irrigação por gotejamento em área de até 500 m², destinada a pequenos agricultores familiares, também foi destacada na apresentação; o equipamento distribui água em baixa pressão e economiza água e energia.
No Maranhão, a Codevasf já beneficiou 279 famílias de nove municípios maranhenses com kits de apicultura; com os kits foram distribuídas em campo 5.990 colmeias. Também foram entregues 300 kits de irrigação por gotejamento a pequenos agricultores de 15 municípios; mais 2.700 kits beneficiarão a população de 54 municípios ainda neste ano.
Outra ação apresentada em benefício da região será realizada no âmbito do programa de Recuperação Ambiental e Preservação dos Mananciais de Água Doce da Baixada Ocidental Maranhense. Trata-se do Sistema de Diques na Baixada Maranhense, cujo projeto está em execução e prevê a construção de diques com 71,2 quilômetros de extensão, nos municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba. O investimento no anteprojeto é de R$ 2,5 milhões.
Veja fotografias ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157644746822839/