Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf e Unimontes realizam 1º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas
conteúdo

Notícias

Codevasf e Unimontes realizam 1º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas

Mais de 200 piscicultores familiares do semiárido mineiro, além de pesquisadores, professores e estudantes de Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), estarão presentes na tarde desta quinta-feira (11), no 1º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas, evento promovido pela universidade, campus de Janaúba, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
publicado: 11/08/2016 11h13, última modificação: 01/11/2022 14h32

Mais de 200 piscicultores familiares do semiárido mineiro, além de pesquisadores, professores e estudantes de Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), estarão presentes na tarde desta quinta-feira (11), no 1º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas, evento promovido pela universidade, campus de Janaúba, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).  A programação conta com palestras que abordarão temas visando ao avanço da piscicultura na região, com utilização de tecnologias mais eficientes e uso consciente da água.

O superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, fará a abertura do evento. Para ele, com essa iniciativa, a  Companhia está dando continuidade ao seu trabalho de promover a troca de conhecimento e experiências entre os mais de 230 piscicultores cadastrados pela empresa no norte de Minas, notadamente na região da Serra Geral.

Na programação, serão ministradas as seguintes palestras: “Piscicultura no Semiárido – Boas Práticas de Manejo”, pela zootecnista Rosiane Suelen Santos; “Regularização Ambiental de Piscicultura no Estado de Minas Gerais”, pelo engenheiro de pesca José Vanderval de Melo Junior; e "Nutrição e Alimentação de Peixes de Água Doce", pelo zootecnista Diego Vicente da Costa.

Piscicultura no norte mineiro

A piscicultura na região norte de Minas Gerais teve início na década de 1980 com a construção, ao lado da barragem do Bico da Pedra, do hoje denominado Centro Integrado de Recursos  Pesqueiros e Aquicultura do Gorutuba (1ª/CIG). O Centro tem tido um importante papel  na propagação artificial de espécies de peixes nativos e exóticos de valor ecológico e comercial para a recomposição da ictiofauna nativa e também para a piscicultura do vale do rio São Francisco no estado, principalmente nos 16 municípios da região da Serra Geral.

De acordo com o superintendente regional Rodrigo Rodrigues, o Centro de Gorutuba presta assistência técnica e oferece capacitação a pequenos piscicultores familiares, por meio de visitas às propriedades e de reuniões organizadas durante dias de campo. Ademais, o 1ª/CIG produz e distribui milhares de alevinos de espécies nativas para os pequenos produtores. Os peixes juvenis são destinados, ainda, a peixamentos em rios e córregos dos municípios de Janaúba, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde e Nova Porteirinha.

Serviço:
1º Seminário de Piscicultura do Norte de Minas
Tema: Piscicultura no Semiárido
Quando: 11 de agosto de 2016, das 13h30 às 17h          
Onde: Auditório da Unimontes, Janaúba (MG)

Fotografia: https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157671397551872/with/28880589866/

Ouça a Rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf