Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf apresenta resultados de pesquisa sobre espécies de peixes e qualidade da água em parques aquícolas de MG

Resultados de levantamentos da análise da qualidade da água e das espécies de peixes encontradas nos parques aquícolas do lago da represa de Três Marias, em Minas Gerais, foram apresentados na sede da Codevasf, em Brasília, pela equipe técnica do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (1ª/CIT) e do Escritório de Apoio Técnico de Morada Nova de Minas. O projeto de monitoramento limnológico e ictiológico, que terá duração de quatro anos, é uma parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e conta com recursos da ordem de R$ 677 mil, de destaque orçamentário.
publicado: 01/07/2022 15h09, última modificação: 01/11/2022 14h31

Parques aquícolas são espaços físicos delimitados em meio aquático, que compreendem conjuntos de áreas (ou polígonos) aquícolas com características físico-químicas propícias para a criação de peixes. Segundo o analista do Escritório de Apoio Técnico de Morada Nova de Minas, Antônio Tessitore, “a implantação dos parques aquícolas na represa de Três Marias têm, por objetivo principal, o ordenamento das atividades de aquicultura em tanques-rede, garantindo a sustentabilidade da atividade”.

Foram monitorados 13 polígonos, situados em cinco parques aquícolas do lago da represa de Três Marias. A captura das espécies de peixes para a pesquisa foi realizada em setembro do ano passado. Os técnicos identificaram 31 espécies diferentes, das quais quatro não são nativas da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Já a coleta das amostras de água foi feita em outubro. As análises foram baseadas em critérios como oxigênio, PH, turbidez, salinidade e transparência.

“Os dados desses levantamentos são importantes não só para subsidiar o Ministério da Pesca e Aquicultura na manutenção dos parques aquícolas, mas também para que a Codevasf construa, ao longo do tempo, um diagnóstico físico-químico e biológico do lago de Três Marias, facilitando o planejamento e a execução de suas ações de inclusão produtiva e de revitalização naquela região”, explica a gerente de Desenvolvimento Territorial, Izabel Aragão.

Levantamento Três MariasAcreditação

Durante a reunião, também foi apresentado o andamento das ações para se obter a acreditação, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e Tecnologia (Inmetro), do Laboratório de Análises Químicas do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (1ª/CIT), que deverá ser o primeiro no Brasil, entre as instituições públicas, a ter um laboratório certificado e autorizado a proceder análises físico-químicas de água.

O investimento, realizado por meio de destaque orçamentário do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), é de R$ 703 mil. Os recursos estão sendo destinados a adequação das instalações, compra e calibração de equipamentos e procedimentos do Centro ao que estabelece a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o reconhecimento da competência de laboratórios de ensaio. Os valores também incluem um contrato com a Rede Metrológica de Minas Gerais para consultoria e capacitação dos técnicos da Codevasf.

“Inicialmente, essa acreditação permitirá que nossos estudos atendam aos requisitos dos órgãos de meio ambiente no que diz respeito a parques aquícolas. Futuramente, poderemos atender a demandas de projetos da Codevasf, porque hoje a empresa contrata esse monitoramento”, explica o biólogo Edson Vieira Sampaio, chefe do 1ª/CIT.

O trabalho de adequação atualmente desenvolvido pelo Centro Integrado de Três Marias inclui o planejamento e a implantação de um rigoroso sistema de gestão de qualidade, a realização de treinamentos, a validação de métodos de ensaio, a calibração de equipamentos, a aquisição de materiais de referência, a participação em ensaios de proficiência e a realização de auditorias.

Centro de Referência

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias já é considerado uma referência no Brasil. Criado em 1979 para garantir a preservação da ictiofauna do trecho do rio São Francisco afetado pela barragem de Três Marias, o centro acabou por se tornar importante espaço de execução de pesquisas em limnologia (estudos físicos, químicos e biológicos da água) e ictiologia (estudos biológicos dos peixes), principalmente na região do Alto São Francisco.

A partir de outra vertente de trabalho – o desenvolvimento de tecnologias de reprodução artificial, larvicultura e alevinagem de peixes nativos na bacia do rio São Francisco -, o centro promove peixamentos com alevinos de espécies nativas do Velho Chico, garantindo o repovoamento do rio e a manutenção das espécies.

O centro apoia o trabalho do escritório técnico da Codevasf em Morada Nova de Minas (MG) no que se refere ao monitoramento limnológico e de biologia pesqueira em áreas de influência dos parques aquícolas da represa de Três Marias.

Veja fotografias ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr: