Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Sistemas de abastecimento beneficiarão comunidades rurais de oito municípios do Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Sistemas de abastecimento beneficiarão comunidades rurais de oito municípios do Médio São Francisco baiano

Comunidades rurais de oito municípios do Médio São Francisco baiano serão beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a construção de 24 sistemas simplificados de abastecimento de água – três em cada um dos municípios.
publicado: 16/12/2013 11h45, última modificação: 01/11/2022 14h21

Comunidades rurais de oito municípios do Médio São Francisco baiano serão beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a construção de 24 sistemas simplificados de abastecimento de água – três em cada um dos municípios.

A ação integra o programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e executado pela Codevasf em sua área de atuação. A Companhia repassará R$ 390 mil para cada uma das prefeituras dos municípios beneficiados, que executarão as obras, totalizando um investimento de R$ 3,1 milhões.

A Codevasf, por meio de sua 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA), assinou termos de compromisso com as prefeituras de Candiba, Caturama, Érico Cardoso, Feira da Mata, Itaguaçu da Bahia, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco e Rio do Pires.

“Nós atravessamos um momento de crise em nosso município, e a Codevasf, mais uma vez, está nos ajudando a solucionar alguns problemas graves. Conseguir uma obra como essa nos dá um grande alívio. Ao final de todas as ações realizadas pela Codevasf, praticamente todas as comunidades rurais terão resolvido seus problemas de acesso à água”, disse o prefeito de Muquém do São Francisco, Márcio Mariano, durante a assinatura do termo de compromisso. Naquele município, a obra beneficiará as famílias das comunidades de Manoel Dias, Santa Bárbara e Linhares.

Outros 18 sistemas serão construídos nas comunidades de Salvador, Lagoa Grande e Pedrinhas, em Candiba; Bonfim, Capão do Rio da Caixa e João Ferreira, em Érico Cardoso; Ramalho, Neves e Lagoa da Encrenca, em Feira da Mata; Zé Vermelho, Furquilha e Alegre, em Itaguaçu da Bahia; Alagadiço de Zé Louro, Caldeirão e José Raimundo, em Mulungu do Morro; além de Varzinha, Roça Grande e Tamboril, em Rio do Pires. Em Caturama, as três comunidades beneficiadas ainda estão sendo definidas.

“Esses sistemas terão importância vital para as comunidades beneficiadas. O leito do rio Paramirim em nosso município secou. Fora da sede e de algumas localidades mais próximas, só temos água no subsolo, com 87 poços artesianos espalhados por todo o município. E o apoio da Codevasf é fundamental porque com o recurso da prefeitura não temos condições de fazer. Também já recebemos uma retroescavadeira e tubos que estão sendo muito importantes para ampliar os sistemas que já possuímos”, diz o prefeito Hugo Mendonça, do município de Caturama.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/26-sistemas-de-abastecimento-vao-beneficiar-comunidades-rurais-na-bahia.mp3