Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Projeto Amanhã promove curso de agroecologia em área rural de Sergipe
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã promove curso de agroecologia em área rural de Sergipe

Disseminar práticas agrícolas sustentáveis e incentivar o uso de técnicas alternativas para o plantio de alimentos. Esse é o objetivo de um curso promovido pela Codevasf para 40 jovens do ensino médio da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, na zona rural do município de Japoatã.
publicado: 03/10/2013 11h20, última modificação: 01/11/2022 14h21

Disseminar práticas agrícolas sustentáveis e incentivar o uso de técnicas alternativas para o plantio de alimentos. Esse é o objetivo de um curso promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para 40 jovens do ensino médio da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, na zona rural do município de Japoatã.

O curso de agroecologia, oferecido por meio do Projeto Amanhã, vai capacitar os estudantes em uso adequado do solo, nutrição das plantas e técnicas de compostagem. “Após esse embasamento inicial, iremos partir para o mais importante, que são as boas práticas agrícolas respeitando o meio ambiente”, afirmou Júlio Alves Neto, engenheiro agrônomo da Codevasf e instrutor do curso. A capacitação terá duração de 40 horas e será dividida em duas turmas, visando o melhor aproveitamento dos alunos.
A coordenação do Projeto Amanhã em Sergipe está realizando articulações para viabilizar um curso de operação de tratores agrícolas para estudantes da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas. Capacitação semelhante ocorreu no início de setembro, contemplado cerca de 20 jovens do município de Gararu, no Alto Sertão. Temas voltados para a agricultura familiar, juventude, cidadania e desenvolvimento rural são prioritários nos cursos oferecidos pelo Projeto Amanhã.

 Projeto Amanhã

 A Codevasf, por meio da Gerência de Desenvolvimento Territorial, vem atuando no desenvolvimento de ações de apoio, estímulo, e aprimoramento da capacidade técnica do jovem rural. Para Izabel Aragão, gerente substituta, “fortalecer o conhecimento e se aproximar da realidade dos jovens e de suas famílias são ações que renovam o meio rural,  contribuem para a melhoria da qualidade de vida e da renda dos agricultores familiares”.

 O Projeto Amanhã completou, em 2013, 20 anos de existência com a marca de quase 26 mil jovens capacitados. Criado em maio de 1993 pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o projeto busca inserir jovens da área rural no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/07-projeto-amanha-promove-curso-de-agroecologia-em-area-rural-de-sergipe.mp3