Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Feirão de Artesanato consolida apoio da Codevasf à produção regional do Baixo São Francisco
conteúdo

Notícias

Feirão de Artesanato consolida apoio da Codevasf à produção regional do Baixo São Francisco

A beleza e o colorido do artesanato produzido na região do Baixo São Francisco sergipano estarão expostos de 29 de novembro a 1º de dezembro na superintendência da Codevasf em Aracaju (SE), durante a 13ª edição do Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco. Idealizado em 2003, o evento consolida o apoio da Companhia à produção artesanal da região, e a entrada é gratuita.
publicado: 20/11/2013 17h03, última modificação: 01/11/2022 14h21

A beleza e o colorido do artesanato produzido na região do Baixo São Francisco sergipano estarão expostos de 29 de novembro a 1º de dezembro na superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Aracaju (SE), durante a 13ª edição do Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco. Idealizado em 2003, o evento consolida o apoio da Companhia à produção artesanal da região, e a entrada é gratuita.

A data é aguardada com ansiedade pelos participantes. A artesã Maria do Carmo, que produz peças em rendedê e ponto-de-cruz no povoado Graccho Cardoso, município de Aquidabã, conta que está mobilizando a comunidade para levar muitas novidades para o evento. “Participo desde o início e sempre tenho um bom número de vendas e de encomendas, o que é muito importante para a nossa comunidade”, afirma.

O superintendente regional da Codevasf em Aracaju, Paulo Viana, afirma que esta edição do Feirão deverá, mais uma vez, exceder expectativas. “A feira mobiliza os artesãos do Baixo São Francisco, que já encaram essa época como uma oportunidade privilegiada de mostrar o que estão produzindo e arrecadar uma receita extra. O artesanato é uma vocação da região e uma alternativa econômica muito importante”, destaca.

Além de colocar o artesão em contato direto com o público, o Feirão de Artesanato é uma vitrine para que os participantes exibam os seus trabalhos e busquem contratos para fornecer suas peças após o evento, garantindo ocupação e renda ao longo do ano. Na edição de 2012, cerca de 90% das mercadorias trazidas pelos artesãos e produtores para o feirão foram vendidas durante os três dias de evento.

Promovido anualmente pela Codevasf, o Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco chegou a ser realizado, em 2004 e 2005, também no mês de junho. De lá para cá, adotou o formato atual, sendo normalmente realizado no início de dezembro. O evento expõe produtos artesanais feitos com materiais típicos como o barro, a palha, o coco, o bordado e a madeira, além de doces, bolachas e produtos regionais feitos à base de mel.

Na primeira edição, realizada em dezembro de 2003, o Feirão reuniu peças de duas associações de artesãos dos municípios sergipanos de Santana do São Francisco e Poço Redondo, dando visibilidade ao trabalho artesanal da região. Posteriormente, após ter se tornado um sucesso de público e vendas, se estendeu aos 28 municípios sergipanos da bacia do rio São Francisco.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/32-feirao-de-artesanato-completa-10-anos-e-consolida-apoio-da-codevasf-a-producao-regional-do-baixo-sao-francisco.mp3