Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Comunidades de Craíbas (AL) celebram instalação de 2.452 cisternas do Água para Todos
conteúdo

Notícias

Comunidades de Craíbas (AL) celebram instalação de 2.452 cisternas do Água para Todos

O comitê gestor municipal do programa Água para Todos de Craíbas (AL) e as comunidades rurais do município celebraram nesta sexta-feira (4) o recebimento de 2.452 cisternas de abastecimento humano do programa, instaladas desde 2012 pela Codevasf. Cerca de 12 mil pessoas foram beneficiadas em 62 povoados. A marca foi comemorada em um almoço organizado por beneficiários com o apoio da prefeitura local. Na ocasião, a Codevasf entregou ao comitê gestor municipal e à prefeitura uma placa de agradecimento ao apoio dado pelas comunidades ao Água para Todos.
publicado: 04/10/2013 17h35, última modificação: 01/11/2022 14h21

O comitê gestor municipal do programa Água para Todos de Craíbas (AL) e as comunidades rurais do município celebraram nesta sexta-feira (4) o recebimento de 2.452 cisternas de abastecimento humano do programa, instaladas desde 2012 pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Cerca de 12 mil pessoas foram beneficiadas em 62 povoados. A marca foi comemorada em um almoço organizado por beneficiários com o apoio da prefeitura local. Na ocasião, a Codevasf entregou ao comitê gestor municipal e à prefeitura uma placa de agradecimento ao apoio dado pelas comunidades ao Água para Todos.

"As equipes do Água para Todos que atuam em Alagoas foram em busca das pessoas necessitadas de auxílio em lugares longínquos, remotos. Muitos dos beneficiados com cisternas não recebiam suporte de nenhum programa social, embora reunissem todas as condições para isso. Muitos sequer tinham documentos além da certidão de nascimento. Em Craíbas não foi diferente. As equipes cadastraram essas pessoas e permitiram que elas se tornassem beneficiárias e recebessem uma cisterna. Hoje foi um dia de celebração", disse Eduardo Motta, coordenador regional do Água para Todos na Codevasf em Alagoas.

De acordo com o IBGE, o município de Craíbas, localizado a 160 km de Maceió (AL), possui cerca de 23 mil habitantes. Craíbas ocupa a posição 5.432 no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano de Municípios (IDHM) publicado em 2010, em uma lista de 5.565 municípios.

Craíbas 2“A Codevasf instalou com o Água para Todos mais de 68 mil cisternas desde 2012 em toda a sua área de atuação. Isso tem criado uma estrutura de segurança hídrica para as populações rurais, especialmente na região semiárida. A água da chuva pode ser armazenada com segurança e abastecer famílias de comunidades dispersas”, afirmou o coordenador geral do programa na Codevasf, Carlos Hermínio de Oliveira.

Desde o início da execução do programa Água para Todos, em 2012, a Codevasf implantou os reservatórios de polietileno em Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão. Aproximadamente 325 mil pessoas estão sendo beneficiadas. As instalações prosseguem e deverão se expandir para o estado do Ceará. Cada cisterna pode acumular 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.

craíbas"O comitê agradece a todos os colaboradores, às comissões comunitárias, às autoridades municipais e à Codevasf pelo trabalho realizado na execução e no suporte ao Água para Todos em nosso município. As ações realizadas aqui mudaram a vida de expressiva parcela da população", destacou José Carlos Alves da Silva, coordenador do comitê gestor municipal do programa Água para Todos em Craíbas.

Água para Todos

O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, ao qual a Codevasf é vinculada. Um de seus objetivos é promover a instalação de 750 mil cisternas de abastecimento humano até 2014 – deste montante, a Companhia deverá instalar 160 mil. Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento.

A indicação dos beneficiários do programa é responsabilidade de comitês gestores municipais, compostos por representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas e poder público municipal. Os comitês devem observar em suas indicações as diretrizes do programa: os beneficiários devem ser famílias residentes em áreas rurais, em situação de extrema pobreza ou pobreza, com carência de acesso a água, renda per capita de até R$ 140 e inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária também podem ser beneficiados, mesmo que possuam renda per capita familiar superior a R$140.