Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf premia melhores trabalhos de mostra infantojuvenil de artes plásticas
conteúdo

Notícias

Codevasf premia melhores trabalhos de mostra infantojuvenil de artes plásticas

A Codevasf premiou nesta sexta-feira (25) os melhores trabalhos inscritos na edição 2013 do salão Brincando com Arte. O evento é uma mostra de artes plásticas de crianças e jovens com idade de 7 a 18 anos promovido pela Companhia há 11 anos, em Brasília. O tema da exposição deste ano foi "Fatores de Desenvolvimento da Região das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim". Os trabalhos foram expostos na sede da Codevasf entre 18 e 25 de outubro.
publicado: 25/10/2013 18h46, última modificação: 01/11/2022 14h21

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) premiou nesta sexta-feira (25) os melhores trabalhos inscritos na edição 2013 do salão Brincando com Arte. O evento é uma mostra de artes plásticas de crianças e jovens com idade de 7 a 18 anos promovido pela Companhia há 11 anos, em Brasília. O tema da exposição deste ano foi "Fatores de Desenvolvimento da Região das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim". Os trabalhos foram expostos na sede da Codevasf entre 18 e 25 de outubro.

O objetivo da empresa ao promover a mostra é despertar em crianças e adolescentes o interesse pelas artes plásticas e pelo estudo da região de atuação da Companhia, assim como divulgar no Distrito Federal suas ações. Os trabalhos aceitos pela mostra são elaborados em atividades escolares sob orientação de professores, artistas plásticos ou arte-educadores.

“O tema deste ano foi Fatores de Desenvolvimento da Região das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim. Este é um tema rico em história, em cultura e especialmente em esperança para milhares e milhares de brasileiros que vivem em torno das bacias. Se essas dezenas de crianças e adolescentes que participaram desta edição do salão de arte puderam aprender um pouco sobre este pedaço do Brasil, o objetivo do evento foi cumprido – e com muito louvor”, afirmou durante a cerimônia de premiação o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, José Solon de Oliveira Braga Filho – que representou a presidência da empresa no evento.

Braga Filho também parabenizou a todos os jovens participantes da mostra pela qualidade dos trabalhos e agradeceu a colaboração dos diversos parceiros da exposição.

“No decorrer de 11 anos de realização do salão Brincando com Arte, tivemos a oportunidade de conviver com jovens talentos, arte-educadores, artistas plásticos e parceiros que têm tornado este evento uma vitrine para o surgimento de novos artistas”, celebrou durante a premiação a curadora da mostra, Nilma Leite Nogueira.

O jovem Gabriel Matheus de Oliveira, autor da obra Doce Vale, que tem a apicultura como tema, recebeu dois prêmios no Brincando de Arte deste ano. Aluno da Escola Classe 54 de Taguatinga, ele foi o terceiro colocado na categoria Juvenil II e também recebeu o prêmio concedido pelo Júri Popular. “Acho que esse concurso é uma boa maneira de divulgar arte e fazer com que novas pessoas se interessem pelo assunto”, disse Gabriel, que pinta há três anos. “Escolhi a apicultura como tema para tentar ser original e talvez ganhar um prêmio. Imaginei que as outras pessoas pintariam outras coisas”, revelou.

Os premiados no salão Brincando com Arte 2013 receberam troféus, medalhas, bolsas de estudos em cursos de artes plásticas e materiais como tintas, pincéis e cavaletes. Confira a lista de premiados:

Categoria Infantil
1º lugar: Gabriela Maria Lino, com a obra Perfume da Mangueira
2º lugar: Letícia Lacerda Domingues, com a obra Peixes driblam pescadores nos vales dos rios São Francisco e Parnaíba
3º lugar: Raphaela do Nascimento Aguiar, com a obra Os peixes alegram os pescadores nas margens dos rios São Francisco e Parnaíba

Categoria Juvenil I
1º lugar: Blenda Rodrigues Carvalho, com a obra A colheita de cana nas margens do rio São Francisco
2º lugar: Lívia Sheila de Sousa Lopes da Silva, com a obra Crianças se divertem enquanto a pesca acontece nas margens do rio São Francisco
3º lugar: Ezequiel Laurentino Gomes, com a obra Artesãs no Rio

Categoria Juvenil II
1º lugar: Isabela Alves Pereira, com a obra Colheita de Uvas
2º lugar: Viviane Christina Freitas de Sousa, com a obra Rouge: As Mãos do Vale
3º lugar: Gabriel Matheus de Oliveira, com a obra Doce Vale

Prêmio atribuído pelo Júri Popular
Gabriel Matheus de Oliveira, com a obra Doce Vale