Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf entrega kits produtivos e investe em revitalização ambiental no semiárido baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf entrega kits produtivos e investe em revitalização ambiental no semiárido baiano

A Codevasf entregou nesta sexta-feira (27) kits de irrigação e de apicultura a produtores rurais familiares de municípios localizados no Território de Identidade de Irecê, na Bahia. A entrega foi realizada pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, na presença do governador do estado, Jaques Wagner, durante o evento de inauguração do loteamento Professora Ieda Dourado II, vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida, no município de Irecê. Na ocasião, a Codevasf também emitiu ordens de serviço e uma autorização de licitação para a execução de ações de revitalização do meio ambiente.
publicado: 27/09/2013 15h58, última modificação: 01/11/2022 14h21

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou nesta sexta-feira (27) kits de irrigação e de apicultura a produtores rurais familiares de municípios localizados no Território de Identidade de Irecê, na Bahia. A entrega foi realizada pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, na presença do governador do estado, Jaques Wagner, durante o evento de inauguração do loteamento Professora Ieda Dourado II, vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida, no município de Irecê. Na ocasião, a Codevasf também emitiu ordens de serviço e uma autorização de licitação para a execução de ações de revitalização do meio ambiente.

“Com a entrega dos kits de irrigação e de apicultura estamos beneficiando diretamente agricultores familiares, e assim promovendo a inclusão produtiva nesse segmento da população responsável por produzir mais de 70% dos alimentos que chegam todos os dias à mesa dos brasileiros”, destaca Elmo Vaz.

Os beneficiados pelos kits de irrigação são famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e que possuem condições de usar o equipamento – familiaridade com atividades agrícolas, área própria para cultivo e fonte de acesso a água. Instituições parceiras da Codevasf serão responsáveis por prestar assistência técnica aos produtores. Os municípios beneficiados com um total de 156 kits são Irecê, João Dourado, São Gabriel, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Correntina e Seabra.

A produção familiar de mel de sete municípios da região recebeu o incentivo de 230 kits de apicultura. Cada kit é composto por colmeias, luvas, botas, macacões, fumigador e outros itens necessários à apicultura. Entre os critérios observados para a distribuição dos kits estão o de que a família beneficiada se encontre em situação de extrema pobreza e tenha aptidão para a apicultura. Assim como no caso do apoio à agricultura, instituições parceiras prestarão assistência técnica aos apicultores. Os beneficiados com os 230 kits entregues nesta sexta-feira vivem nos municípios de América Dourada, Central, Ibititá, Irecê, Lapão, São Gabriel e Uibaí.

Conservação e revitalização do meio ambiente

Com o objetivo de proteger e revitalizar a bacia hidrográfica do rio São Francisco, a Codevasf emitiu durante o evento desta sexta-feira autorização de licitação para as obras das Centrais de Resíduos Sólidos dos municípios de Ibipeba, Gentio do Ouro e Itaguaçu da Bahia. Os investimentos, de R$ 11,1 milhões, beneficiarão 40,8 mil pessoas.

Também foi assinada ordem de serviço para a execução de estudos de alternativas para a revitalização do rio Jacaré, situado na região de Irecê. Os estudos deverão indicar ações capazes de tornar o rio perene. A revitalização do rio Jacaré tem potencial para beneficiar, com oferta de água, 450 mil pessoas, residentes em 23 municípios.

No evento, o governo do estado da Bahia emitiu ordem de serviço para a execução das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município de Central. Aproximadamente 12 mil pessoas serão beneficiadas por este sistema, cujas obras também receberão investimentos da Codevasf.

“O lançamento dos estudos de viabilidade do rio Verde era uma das maiores expectativas da região de Irecê, bem como a assinatura da ordem de serviço para iniciar os estudos de revitalização do rio Jacaré. Com o resultados desses estudos e os projetos que deles irão advir, temos a certeza de poder incluí-los numa seleção futura do PAC, em 2014”, afirma o presidente da Codevasf. O edital para a contratação do estudo de viabilidade e do anteprojeto de engenharia que visa à implantação de um sistema de reforço hídrico da bacia do rio Verde até a barragem de Mirorós foi publicado na edição de quinta-feira (26) do Diário Oficial da União.

Foto: Manu Dias / GOVBA