Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Capacitação em apicultura pela Codevasf beneficia 548 produtores familiares em Alagoas
conteúdo

Notícias

Capacitação em apicultura pela Codevasf beneficia 548 produtores familiares em Alagoas

A capacitação de 548 produtores familiares em 22 municípios, para atuar em atividades apícolas (produção de mel, cera e própolis), é a marca alcançada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas dentro das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado no governo federal pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
publicado: 07/11/2013 12h41, última modificação: 01/11/2022 14h21

A capacitação de 548 produtores familiares em 22 municípios, para atuar em atividades apícolas (produção de mel, cera e própolis), é a marca alcançada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas dentro das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado no governo federal pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Após a capacitação, as famílias recebem da Codevasf um kit produtivo de apicultura e passam a contar com a assistência técnica oferecida pelas prefeituras dos municípios beneficiados. Além da apicultura, as famílias atendidas pelo Plano Brasil sem Miséria – que devem ter renda mensal comprovada de até R$ 70 per capta – estão sendo inseridas em outras atividades produtivas, de acordo com a vocação de cada comunidade.

A mais recente capacitação de famílias que receberão o kit produtivo de apicultura foi realizada em Penedo e ocorreu em três comunidades: no assentamento da reforma agrária São José, no povoado Campo Redonda e na comunidade Riacho do Pedro, que reuniu famílias dos povoados Marcação, Marituba do Peixe e Capela. Ao todo foram capacitadas 41 pessoas no município.

O agricultor Manoel Vicente Santos, do povoado Marituba do Peixe, foi um dos capacitados. Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Povoado Marituba do Peixe, Santos planta em sua pequena propriedade rural mandioca, milho, feijão e coco. Ele já atuou em apicultura, mas de forma amadora, sem equipamentos – inclusive sem equipamentos de proteção individual (EPI). “Eu já trabalhei com abelhas aqui na mata da Marituba. Levei muita picada e fui muito estragado por elas, pois não tinha equipamento de trabalho. Com esses kits que iremos receber eu terei uma renda bem melhor com a produção de mel, que irá se juntar aos produtos que cultivo em meu terreno”, diz.

Para o secretário de agricultura de Penedo, Ricardo Araújo, o estímulo à entrada dos agricultores na atividade apícola é visto pela Prefeitura de Penedo como uma iniciativa que dinamiza a economia local e  incrementa a renda dessas famílias. “O caminho para a ampliação da renda dos agricultores familiares é a diversificação da produção local e o apoio à apicultura, como vem sendo realizado pela Codevasf”, afirma.

Entrega de kits

Em Alagoas foram capacitadas famílias dos municípios de Piranhas, Olho D'Água das Flores, Ouro Branco, Inhapi, Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Maravilha, Pariconha, Água Branca, Pão de Açúcar, Traipu, Estrela de Alagoas, Santana do Ipanema, Penedo, Piaçabuçu, Olho D'Água Grande, Craíbas, Olho D'Água do Casado, Carneiros, Belo Monte e Batalha.

As famílias capacitadas em Penedo e em Piaçabuçu receberão os kits de apicultura nesta quinta-feira (7). As famílias capacitadas em Santa Ipanema receberão o material na sexta-feira (8).

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas Luiz Alberto Moreira, as capacitações permitem que as famílias beneficiadas iniciem a atividade com segurança. “Os participantes das capacitações em apicultura estão bastante ansiosos para receber os kits produtivos, mas é necessário que eles superem essa etapa de formação e iniciação para que entrem na atividade com conhecimentos técnicos, que se aliarão ao entusiasmo”, afirma.

Além da entrega dos kits familiares e a promoção das capacitações, a Codevasf irá proporcionar aos apicultores o acompanhamento da atividade, visando alcançar melhores resultados, proporcionar o incremento de trabalho e renda, além de promover a estruturação da cadeia produtiva da apicultura.