Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Autorizada construção de sistema que vai levar água a 71 localidades no semiárido baiano
conteúdo

Notícias

Autorizada construção de sistema que vai levar água a 71 localidades no semiárido baiano

A ordem de serviço para a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município baiano de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia, foi assinada neste sábado (12), pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, na presença do governador do estado, Jaques Wagner.
publicado: 14/10/2013 12h16, última modificação: 01/11/2022 14h21

A ordem de serviço para a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município baiano de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia, foi assinada neste sábado (12), pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, na presença do governador do estado, Jaques Wagner.

O sistema, que deve beneficiar 40 mil pessoas até 2040, atenderá a 71 localidades de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede do município. A execução está a cargo da Codevasf, com recursos de R$ 79,6 milhões garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento, vertente PAC Prevenção.

A elaboração do projeto executivo do sistema foi uma parceria com o governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB). A captação de água será feita por meio de flutuante no reservatório de Sobradinho, e daí conduzida por tubulação de 350 milímetros de diâmetro e 371,4 km de extensão de adutoras até a sede do município de Campo Alegre de Lourdes.

Os sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes – serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais. A realização de quase 4 mil novas ligações domiciliares também está prevista no contrato.

“Esta é mais uma grande obra, fruto de parceria entre os governos estadual e federal. O sistema contempla 371 km de adutoras e subadutoras e 120 km de redes de distribuição para levar água até as residências. Serão construídas, ainda, duas estações de tratamento de água. Essa obra está preparada para ter uma vida útil de 30 anos. Portanto, até 2040, não faltará água nessa região”, afirmou o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

“Eu diria que essa é a maior obra de infraestrutura da região. São cerca R$ 80 milhões em investimentos. Mas qualquer preço vale a pena para dar mais tranquilidade à população. A estrutura de poços dessa região é relativamente frágil, com muita água salobra. E agora, com esse sistema, não só no município de Campo Alegre de Lourdes, mas em vários distritos de Remanso e Pilão Arcado, teremos a alegria de abrir uma torneira e ver uma água limpa, boa para consumo”, destacou o governador Jaques Wagner.

A aposentada Filomena Alves, de 73 anos, depende da água armazenada em poços artesianos e cisternas para realizar as atividades domésticas. Ela comemora a chegada do sistema de abastecimento: “A situação daqui é precária. Não tem água boa pra tomar banho, cozinhar, lavar roupa. Passando a ter água encanada, vai ter uma melhora muito grande. É uma nova vida pra mim e pra todos. Água é vida. Já esperamos isso há muitos anos”.

Benefícios para a população

O município de Campo Alegre de Lourdes está situado no norte baiano, na divisa com o Piauí. Embora esteja dentro da área do Vale do São Francisco, fica a 120 km de distância do rio. Não é cortado por nenhum curso de água permanente e localiza-se no chamado polígono da seca. Na região não há viabilidade para perfuração de poços e a única solução para abastecimento de água da população, de forma permanente, é captar água do rio São Francisco.

Além de melhorar o fornecimento de água na região, o sistema também terá um impacto social positivo devido à redução de doenças de veiculação hídrica, que culminarão com a redução de gastos públicos com saúde.

Relação das localidades beneficiadas

- Campo Alegre de Lourdes:

Lagoinha, Canto, Angico do Remanso, Lagoinha II, Lagoa do Meio, Santa Rita, Lagoa do Arroz, Pajeú, Contendas, Boa Vista, Tapagem, Baixa Verde, Lagoa do Boi, Pedra Branca, Panaço, Lagoa Escondida, Riacho Alegre, Alegria, Caldeirão, Lagoa da Onça, Miragem, Alto Formoso, Gergelim e Lagoa dos Patos, Velame/Bois, Lagoa Joãozinho, Pedra Comprida, Baixão dos Bois, Lagoa do Arroz, Baixão dos Calixtos (Bananeiras), Baixão dos Sabinos e Pitombas, Barreiro do Espinheiro, Sítio dos Dô, Mamoneira, Cacimbinha, Barra, Pedra Branca, Ramalho, São Gonçalo, Santa Úrsula, Fidalgo, Tanquinho, Alto da Cruz (Cruz), Vila de Peixe, Poço do Baixão, Caraíbas, Cacimba Velha, Feijão (Baluarte), Curralinho, Queimada Grande, Angico dos Dias, Açu, Baixão Novo, Aroeira e Barra da Lagoa, além da sede do município de Campo Alegre de Lourdes.

- Pilão Arcado:

Tanque Velho, Pintado, Caldeirão da Onça, Caititu, Espinheiro, Santiago, Salininha, Caldeirão do Boi, Carnaíba, Casa Verde e Vereda da Onça, Olho D’Água e Melância;

- Remanso:

Volta do Riacho

Com informações da SECOM/BA

Ouça a versão radiofônica da matéria no link: http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/20-71-localidades-do-sertao-do-sao-francisco-serao-beneficiadas-com-sistema-de-abastecimento-de-agua.mp3