Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Peixamento na Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo
conteúdo

Notícias

Peixamento na Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo

O rio São Francisco recebeu no último domingo, 08 de janeiro, aproximadamente 1 milhão de alevinos de espécies nativas como parte da programação da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo.
publicado: 10/01/2012 10h16, última modificação: 01/11/2022 14h20

O rio São Francisco recebeu no último domingo, 08 de janeiro, aproximadamente 1 milhão de alevinos de espécies nativas como parte da programação da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo. Todos os anos, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo, a Superintendência Regional da Codevasf realiza o peixamento nas águas do “Velho Chico”, integrando ações de repovoamento dentro do Programa de Revitalização da bacia hidrográfica.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, foram inseridos no “Velho Chico” cerca de 1 milhão de alevinos das espécies xira, piau, matrinxã e piaba. “O repovoamento do rio São Francisco com espécies nativas na festa de Bom Jesus é uma tradição e um compromisso da Codevasf com a revitalização da bacia hidrográfica. É também uma ação de educação ambiental que aproxima a população do processo de revitalização do rio. Com esse peixamento, o rio São Francisco começa 2012 com mais vida, mais alimento para a população e a possibilidade de geração de renda para milhares de famílias ribeirinhas”, comemorou.

A inserção dos alevinos ocorreu em duas partes. Na primeira, utilizando uma balsa, os peixes foram soltos em três trechos do rio São Francisco em Penedo: em frente ao bairro Rocheira, em frente à praia fluvial e próximo ao porto das balsas. Na segunda parte, os peixes que estavam acondicionados em sacos plásticos foram inseridos no rio no margem do rio em frente ao porto das balsas.

O peixamento contou com a participação da população da região e de visitantes que estavam em Penedo (AL) para participar das festividades de Bom Jesus dos Navegantes. É o caso de Maria Aparecida Ventura, que veio de Arapiraca para participar das festa religiosa e ficou curiosa para conhecer como aconteceria o peixamento. “Nunca tinha participado desta iniciativa, mas a Codevasf está de parabéns pelo trabalho. O rio e os pescadores devem estar bastante agradecidos”, afirmou.

O engenheiro agrônomo Geraldo Lopes também veio a Penedo para participar da Festa de Bom Jesus dos Navegantes e aproveitou a estadia para acompanhar o peixamento realizado pela Codevasf. Ele se mostrou satisfeito com os resultados gerados pelas ações de peixamento desenvolvidas pela Codevasf ao longo do rio São Francisco e de seus afluentes. “Vejo ações como essas como muito importantes para valorizar a relação das pessoas com o rio. Daqui muitos tiram sua renda e seu alimento e quando a população participa da soltura dos peixes no rio, elas sabem que estão inserindo vida aqui e se comprometem com a proteção dessas águas”, declarou.

O peixamento contou ainda com a participação do prefeito de Penedo, Israel Saldanha, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Penedo, Luiz Carlos Galindo e de técnicos da Codevasf.

Os alevinos inseridos pela Codevasf nas ações de peixamento são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico da Codevasf situado no município alagoano de Porto Real do Colégio. O Ceraqua São Francisco atua com produção de ciência e tecnologia para aplicação no Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, entre elas a reprodução artificial de espécies nativas do “Velho Chico” para repovoamento no rio e seus afluentes. O centro tecnológico possui gestão compartilhada da Codevasf com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Embrapa, Governo de Alagoas e Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

Para a realização do peixamento, a 5ª Superintendência Regional da Codevasf em Penedo (AL) contou com o apoio da empresa Fluvial Tupan do Baixo São Francisco, que cedeu gratuitamente o uso da balsa que realiza a travessia entre Penedo (AL) e Neopolis (SE).

Clique aqui e confira matéria sobre o assunto veiculada no Globo Rural, edição de 09/01/12