Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Codevasf capacita técnicos para atuar na revitalização dos rios São Francisco e Parnaíba
conteúdo

Notícias

Codevasf capacita técnicos para atuar na revitalização dos rios São Francisco e Parnaíba

Técnicos das áreas de recursos pesqueiros e aquicultura de diversas superintendências regionais da Codevasf participaram, na semana passada, de uma capacitação em análises bromatológicas (relativas à qualidade dos alimentos) e limnológicas (relacionadas aos estudos físico-químicos da água) para avaliação da aquicultura, recursos pesqueiros e meio ambiente.
publicado: 06/12/2011 11h47, última modificação: 01/11/2022 14h18

Técnicos das áreas de recursos pesqueiros e aquicultura de diversas superintendências regionais da Codevasf participaram, na semana passada, de uma capacitação em análises bromatológicas (relativas à qualidade dos alimentos) e limnológicas (relacionadas aos estudos físico-químicos da água) para avaliação da aquicultura, recursos pesqueiros e meio ambiente.

O treinamento, encerrado na última sexta-feira (02), foi realizado no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (5º/CII) e deve contribuir para os projetos de revitalização dos rios São Francisco e Parnaíba executados pela Codevasf ao longo dessas bacias hidrográficas. A Secretaria de Estado da Pesca e da Aquicultura de Alagoas (Sepaq) também participou da capacitação com um engenheiro de pesca.

A capacitação teve atividades teóricas e práticas, divididas nas áreas de análises limnológicas e bromatológicas. As atividades em limnologia foram realizadas no auditório, nos laboratórios do Centro Integrado de Itiúba e em quatro pontos de coleta da água que seria utilizada nas análises limnológicas realizadas no centro tecnológico da Codevasf.

As coletas foram realizadas em um trecho do rio São Francisco situado em frente ao município de Porto Real do Colégio, no rio Itiúba, afluente do São Francisco em Porto Real do Colégio, e em dois pontos do Centro: na entrada de água do rio São Francisco para abastecimento do centro e na saída das águas servidas.

De acordo com o engenheiro de pesca Álvaro Albuquerque, chefe do 5º/CII, as águas coletadas nesses pontos foram utilizadas para análises físicas e químicas. Na atividade prática de coleta, os participantes da capacitação utilizaram uma sonda multiparamétrica de alta tecnologia, que mede diversos aspectos da água, como pH, condutividade, turbidez, oxigênio dissolvido, temperatura, profundidade, salinidade, entre outros.

“A análise limnológica é fundamental nos cultivos de piscicultura, por exemplo. O acompanhamento de parâmetros como o oxigênio dissolvido é crucial para o sucesso do cultivo, pois sem isso os peixes podem não apresentar um desenvolvimento adequado, o que pode comprometer todo o investimento”, explicou o engenheiro de pesca.

Para o engenheiro químico da Codevasf, Marcos Vinícius Gomes, lotado no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (MG) e instrutor do curso, o treinamento é uma oportunidade de integração entre os diversos técnicos da Codevasf.

“As atividades de formação permitem a troca de experiências, já que os centro de aquicultura da companhia possuem, cada um, áreas de destaque, como o caso do Centro Integrado de Itiúba, que se destaca na área de genética e biotecnologia, e o de Três Marias na área de absorção atômica”, afirmou Gomes.

As atividades de capacitação em análises bromatológicas foram realizadas pela professora Denise Pinheiro, do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na quinta-feira (1º), no período da manhã, a professora Denise realizou apresentações teóricas sobre o tema e, no período da tarde, foram realizadas análises bromatológicas, utilizando amostras de ração e filé de peixes das espécies tilápia e tambaqui. As análises continuaram durante toda a sexta-feira (02), último dia da capacitação.

O domínio de tecnologias utilizadas nas análises bromatológicas é fundamental para as atividades de avaliação da aquicultura, dos recursos pesqueiros e do meio ambiente. Foi o que afirmou a professora Denise Pinheiro (Ufal). “Essas análises permitem verificar o desempenho nutricional do animal a partir da dieta que está sendo fornecida. Esse acompanhamento é importante para os cultivo. Outro fator que podemos destacar é a sua utilização para análise de ecossistemas, como o rio São Francisco. Há enzimas nos animais que funcionam como marcadores ambientais, o que pode nos indicar o nível de impacto ambiental no seu ecossistema”, apontou.

O engenheiro de aquicultura Tiago Pereira, que atua no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros de Gorutuba (MG), finalizou sua participação na capacitação bastante satisfeito. “Essa foi uma valiosa oportunidade de aperfeiçoarmos nossas técnicas de trabalho. A reunião de diversos técnicos de todos os centros de aquicultura da Codevasf trará mais qualidade ao nosso trabalho, na medida que estaremos mais preparados para atuar na área”, declarou.