Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Semana Integrada de Meio Ambiente no Vale do São Francisco alagoano
conteúdo

Notícias

Semana Integrada de Meio Ambiente no Vale do São Francisco alagoano

Em meio às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas e diversos parceiros, entre prefeituras e órgãos ambientais, promovem a I Semana Integrada de Meio Ambiente no Vale do São Francisco Alagoano.
publicado: 01/06/2010 16h54, última modificação: 01/11/2022 14h14

Em meio às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas e diversos parceiros, entre prefeituras e órgãos ambientais, promovem a I Semana Integrada de Meio Ambiente no Vale do São Francisco Alagoano. O evento tem uma vasta programação, iniciada no dia 20 de maio e que se estenderá até 09 de junho. O objetivo é sensibilizar gestores públicos, técnicos governamentais e a população em geral dos municípios atendidos por ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para mudanças sustentáveis nas práticas ambientais para o “Velho Chico” e seus afluentes após a conclusão das obras.

Uma série de palestras, oficinas, entre outras atividades, fazem parte do evento. Além disso, estão programadas exibições de filmes com foco na educação ambiental e um Quiz ambiental com estudantes. Um dos destaques é a realização do I Simpósio sobre Práticas Ambientais e Preservação do Meio Ambiente, que será realizado no dia 09 de junho.

REVITALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Segundo Solange Marcelino, economista doméstica da Codevasf e coordenadora de ações socioambientais do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco em Alagoas, a Semana Integrada pretende unificar as práticas das políticas ambientais nos municípios que integram o Vale do São Francisco em Alagoas, especialmente aqueles já atendidos por ações do programa. “Em Alagoas, a Codevasf atua em 49 municípios que integram o vale. No entanto, a maioria destas cidades não possuem uma política ambiental específica, voltada para a preservação dos afluentes do rio São Francisco, que estão sendo recuperados pelas obras da companhia dentro do programa de revitalização”, explicou.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, as atividades que estão sendo executadas nos municípios do vale do São Francisco alagoano em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente pretendem conscientizar a população sobre a necessidade de perpetuar as ações executadas pela Companhia no âmbito do Programa de revitalização. “A partir da conclusão das obras, cada cidadão será responsável pela sustentabilidade de um sistema de esgotamento sanitário, por exemplo, que pôs fim ao lançamento direto de esgoto doméstico no rio de sua cidade. Cada um e todos nós juntos somos responsáveis pelo futuro que plantamos agora. E essa responsabilidade e sustentabilidade somente pode ser efetiva se construída com educação ambiental”, resumiu.