Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Projeto Amanhã realiza curso de apicultura em Mirorós, na Bahia
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã realiza curso de apicultura em Mirorós, na Bahia

O Projeto Amanhã promoveu, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural de Irecê, um curso de apicultura no povoado de Mirorós, no município de Ibipeba (BA), de 31 de abril a 2 de junho.
publicado: 08/06/2010 17h21, última modificação: 01/11/2022 14h14

O Projeto Amanhã promoveu, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural de Irecê, um curso de apicultura no Perímetro de Mirorós, no município de Ibipeba (BA), de 31 de abril a 2 de junho. A capacitação foi ministrada pela instrutora que presta serviços ao SENAR-BA, Walnizete Bagano Paiva.

Durante os três dias, 13 participantes conheceram desde aspectos teóricos, como história da apicultura e noções de anatomia e fisiologia das abelhas, até abordagens práticas, como procedimentos para a colheita do mel e orientações e recomendações para instalação de apiário. A variedade de produtos apícolas, como mel, geleia real, pólen e própolis, também foi assunto apresentado no curso.

Segundo a coordenadora pedagógica do Projeto Amanhã em Mirorós, Letícia Queiroz, o curso de apicultura pode complementar a renda das famílias dos participantes. "A região de Mirorós conta com áreas de preservação da caatinga, com diversas floradas durante o ano, o que favorece a atividade apícola. Além disso, essa área requer baixo investimento e apresenta retorno rápido, ajudando desta forma a melhorar a qualidade de  vida da comunidade", explica.

A coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Leila Lopes, destaca a importância das parcerias entre a Prefeitura de Ibipeba, o Senar, por meio do Sindicato Rural de Irecê, e a Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, para a realização dos cursos na região de Mirorós. "Desde agosto de 2009, por meio dessa parceria, já foram capacitados quase 200 jovens nas áreas de piscicultura, apicultura, tratorista, produção e processamento de frutas", afirma.

De acordo com Letícia Queiroz, os próximos cursos serão de suinocultura (criação de porcos) e tratorista agrícola, com o objetivo de oferecer novas alternativas de renda aos jovens e às famílias de Mirorós.