Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Peixamento com 700 mil peixes juvenis encerra semana do meio ambiente em Alagoas
conteúdo

Notícias

Peixamento com 700 mil peixes juvenis encerra semana do meio ambiente em Alagoas

Um peixamento com a inserção de 700 mil peixes juvenis no rio Piauí, localizado no município de Coruripe e integrante da bacia do rio São Francisco, encerrou na última sexta-feira, 28 de maio, a participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na V Semana Interna de Meio Ambiente da Usina Coruripe.
publicado: 01/06/2010 10h01, última modificação: 01/11/2022 14h14

Um peixamento com a inserção de 700 mil peixes juvenis no rio Piauí, localizado no município de Coruripe e integrante da bacia do rio São Francisco, encerrou na última sexta-feira, 28 de maio, a participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na V Semana Interna de Meio Ambiente da Usina Coruripe, importante parceira da Codevasf no Estado de Alagoas. A companhia estava participando do evento com estande desde a abertura na terça-feira (25).

O peixamento foi acompanhado por crianças e adolescentes que integram a guarda ambiental da organização não governamental Ecomangue, que atua na região do município de Coruripe com ações de educação ambiental e conservação de manguezais. Além do peixamento, a ONG recebeu do engenheiro de pesca Álvaro Albuquerque, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (Ceraqua São Francisco), 10 mil peixes juvenis que deverão ser distribuídos entre pequenos piscicultores apoiados pela organização. “Quando estes peixes reproduzirem, iremos distribuir os alevinos para outros piscicultores. Assim, a doação de 10 mil alevinos pela Codevasf irá se multiplicar e beneficiar mais produtores”, explicou Valdir Lima, diretor da Ecomangue.

No último dia de realização da Semana Interna de Meio Ambiente da Usina Coruripe, duas palestras encerraram a programação do evento. A primeira expôs a formação das bacias hidrográficas e a hidrologia do estado de Alagoas a partir de palestra realizada pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) José Vicente Ferreira Neto. Na segunda exposição, os participantes puderam conhecer a experiência de sucesso desenvolvida na recuperação da nascente do rio Coruripe localizada no município alagoano de Palmeira dos Índios, apresentada pela professora da Universidade Estadual de Alagoas Josefa Adriana de Souza.

O chefe da Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf em Alagoas, Anibal Lobo, representou o superintendente regional Antônio Nélson de Azevedo no encerramento do evento. Para ele, a participação da companhia em eventos da área ambiental fortalece as parcerias em torno da conservação de ecossistemas e do uso racional dos recursos naturais. “Ninguém é forte sozinho. E isso se aplica também a Codevasf. Revitalizar a bacia hidrográfica do rio São Francisco e de seus afluentes envolve não somente capital econômico, mas também capital social e a Usina Coruripe tem sido grande parceira”, afirmou o representante do superintendente regional.

De acordo com o engenheiro de pesca Álvaro Albuquerque, os peixes juvenis inseridos no rio Piauí deverão estar em tamanho ideal para consumo em aproximadamente dez meses, o que deve beneficiar principalmente os pescadores artesanais da região