Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Farmácia Viva Comunitária em Alagoas
conteúdo

Notícias

Farmácia Viva Comunitária em Alagoas

O Projeto Amanhã em Arapiraca (AL) inaugurou a primeira Farmácia Viva Comunitária. A iniciativa faz parte do programa desenvolvido pelo Projeto Amanhã em parceria com a prefeitura e a Secretaria de Saúde com o objetivo de implantar farmácias em diversas escolas das comunidades rurais circunvizinhas ao município.
publicado: 02/01/2008 13h54, última modificação: 01/11/2022 14h15


O Projeto Amanhã em Arapiraca (AL) inaugurou a primeira Farmácia Viva Comunitária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva, na Zona Rural do município. A iniciativa faz parte do programa desenvolvido pelo Projeto Amanhã em parceria com a prefeitura e a Secretaria de Saúde com o objetivo de implantar farmácias em diversas escolas das comunidades rurais circunvizinhas ao município.

As ervas medicinais utilizadas nessa e nas outras Farmácias Vivas Comunitárias são todas cultivadas no Horto de Plantas Medicinais por jovens do Projeto Amanhã das escolas que receberão a farmácia. O projeto garante às populações menos favorecidas o acesso aos produtos fitoterápicos, resgatando a cultura milenar do uso das plantas medicinais. Além disso, de acordo com a coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Marisa Cordeiro, a implantação das farmácias proporcionará aos jovens envolvidos no programa oportunidade profissional.

O gerenciamento das farmácias e a manipulação dos medicamentos, com supervisão e apoio de especialistas fitoterápicos da prefeitura, garantirá a qualidade dos serviços que serão realizados pelos próprios jovens do Projeto Amanhã. Eles receberam capacitação específica para gerenciar e manipular as ervas medicinais de forma correta e eficaz. 

A primeira Farmácia Viva Comunitária vai trabalhar com a produção de cerca de 18 produtos fitoterápicos abrangendo a linha de xaropes, cápsulas, elixir, pomadas, cremes, tinturas e sabonetes líquidos. Entre as ervas medicinais utilizadas estão: confrei (symphitum oficinalles), aroeira (myracroduon urundeuva), malva santa (plectanthus ambinoicos), agrião (eclipta alba) e alecrim pimenta (lippia sidoides).