Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Codevasf promove Reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial dos Cocais
conteúdo

Notícias

Codevasf promove Reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial dos Cocais

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 28, no auditório do prédio da Codevasf em Teresina-PI, a reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável – PDTIS. O programa tem como principal objetivo mobilizar, organizar e fortalecer os municípios e as comunidades do Território dos Cocais.
publicado: 31/05/2010 13h17, última modificação: 01/11/2022 14h14

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 28, no auditório do prédio da Codevasf em Teresina-PI, a reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável – PDTIS. O programa tem como principal objetivo mobilizar, organizar e fortalecer os municípios e as comunidades do Território dos Cocais, visando ao engajamento e à participação nas propostas e implementação de projetos e ações prioritárias no processo de desenvolvimento integrado da região, nas seguintes linhas de trabalho: educação, trabalho e renda, saúde, infra-estrutura e Identidade cultural. Fazem parte desse território os municípios de Barras, Batalha, Campo Largo do Piauí, Esperatina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial.

Entre outros pontos, foi também pauta da reunião o lançamento do projeto para criação de cabras leiteiras apoiado pela Codevasf, que terá como objetivo implantar uma unidade de ordenha e sala-modelo de laticínios em uma escola rural, buscando levar para os jovens e seus familiares o hábito de consumir o leite e derivados da cabra, muitas vezes descartados da dieta do agricultor por preconceito ou falta de conhecimento.

Além da Codevasf, o PDTIS conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil, SEBRAE, Governo do Estado do Piauí, Banco do Brasil, Universidade Federal e Prefeituras Municipais. A Codevasf por meio da 7ªSR já implementou várias ações dentro da proposta do Programa. Entre elas, a estuturação de um projeto produtivo no município de São João do Arraial, programa de fornecimento de mudas de cajueiro anão precoce, piscicultura em tanques-rede, infra-estrutura de estradas, abastecimento d’água e rede de energia elétrica rural em diversos municípios. Além disso, estará implantando este ano, em Esperantina-PI, uma unidade de produção de pólen que atenderá cerca de 40 famílias de apicultores.