Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > UNIVASF e IFET em Bom Jesus da Lapa
conteúdo

Notícias

UNIVASF e IFET em Bom Jesus da Lapa

A proposta de implantação de um IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) no Perímetro de Irrigação de Formoso e do campus da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), em Bom Jesus da Lapa (BA) foi discutida em Brasília
publicado: 29/05/2008 12h01, última modificação: 01/11/2022 14h13

A proposta de implantação de um IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) no Perímetro de Irrigação de Formoso e do campus da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), em Bom Jesus da Lapa (BA) foi discutida em reunião no Ministério da Educação, contando com a participação dos ministros Fernando Haddad, da Educação, e Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional. A Codevasf foi representada pelo superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, José Calmito Fagundes, e pelo assessor de comunicação da Superintendência e coordenador do Grupo de Trabalho em prol da Univas, Demétrios Rocha.

O processo de cessão da área da Codevasf para construção do IFET já foi autorizado pela Diretoria Executiva da Companhia. O documento deverá ser assinado nas próximas semanas. Pela proposta, o empreendimento ficará localizado em uma área do perímetro irrigado destinada às ações do Projeto Amanhã.

Segundo o ministro Fernando Haddad, a implantação da Univasf, que já está relacionada no Programa REUni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), será implantada paulatinamente até o ano de 2010. Já o projeto que a Codevasf idealiza para Univasf será contemplado pela construção do IFET na região. Os cursos que inicialmente seriam alocados para a Univasf já farão parte da grade curricular do Instituto, que oferecerá ensino nos níveis de graduação e pós-graduação. A definição final dos cursos será feita por meio de uma consulta pública.

Para o superintendente Calmito Fagundes, é importante a luta pela Univasf na região, pois ela acelera e amplia o universo do novo IFET.

Participaram da reunião membros do Grupo de Trabalho, Luiz Francisco Bastos, e reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, padre Roque Alves, além do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia, e deputado federal, Zezéu Ribeiro, um dos idealizadores do projeto.