Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Projeto piloto em carcinocultura
conteúdo

Notícias

Projeto piloto em carcinocultura

O Projeto Amanhã do povoado Carnaíbas de Porto Real do Colégio (AL), localizado no perímetro irrigado de Itiúba, está desenvolvendo um projeto piloto em cultivo de camarão canela, espécie nativa do rio São Francisco
publicado: 26/02/2008 16h14, última modificação: 01/11/2022 14h13


O Projeto Amanhã do povoado Carnaíbas de Porto Real do Colégio (AL), localizado no perímetro irrigado de Itiúba, está desenvolvendo um projeto piloto em cultivo de camarão canela, espécie nativa do rio São Francisco. O objetivo é fortalecer a atividade e estimular novos investimentos na área de carcinicultura de água doce. A comunidade exerce tradicionalmente a pesca artesanal do camarão.

O camarão canela será cultivado em viveiros escavados. De acordo com a coordenadora executiva do projeto Amanhã, Marisa Cordeiro, a produção de alimento de alta qualidade garante trabalho à comunidade local e o desenvolvimento socioeconômico da região.

Inicialmente, foram coletados no rio Itiúba, tributário do rio São Francisco, uma variedade de exemplares juvenis de camarão canela, que foram estocados em tanques de alevinos de fluxo contínuo. A espécie passou por um período de quarentena para observação de aspectos como adaptação ao cativeiro e aceitação da ração. Estão sendo cultivados 6.550 camarões, com peso médio de 2,3 g, em um viveiro de 1.240 m².

Para o desenvolvimento do projeto, está sendo oferecido aos oito jovens responsáveis pela criação experimental, treinamentos e capacitações nas técnicas de manejo, cultivo comercial, processo reprodutivo em viveiros e exploração adequada do recurso natural. A próxima etapa prevê a introdução do cultivo do camarão pitu.