Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Produção Orgânica
conteúdo

Notícias

Produção Orgânica

A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Embrapa, Emdagro, Sebrae e a Comissão de Produtos Orgânicos de Sergipe, lançam o Programa de Produção Orgânica do Baixo São Francisco.
publicado: 04/06/2008 14h17, última modificação: 01/11/2022 14h13

A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Embrapa, Emdagro, Sebrae e a Comissão de Produtos Orgânicos de Sergipe, lançam o Programa de Produção Orgânica do Baixo São Francisco. O evento integra as ações do MAPA em relação à divulgação de produtos orgânicos no âmbito da agricultura familiar no Brasil.

Segundo a Superintendência Federal de Agricultura de Sergipe, existe uma demanda muito grande por produtos orgânicos no Estado. Hoje, um dos grandes pólos de produtos orgânicos é o município de Itabaiana, que atende duas demandas: a primeira voltada para Conab e a segunda para o consumidor de forma direta. Nesse processo faltam produtos, por isso é necessário estimular mais os produtores orgânicos.

A Superintendência Regional de Sergipe vê no Projeto Amanhã um grande potencial para atender a essa demanda. Dentro desse contexto, a Codevasf irá estimular os filhos de pescadores e rizicultores a diversificar a sua renda para criar, no Baixo São Francisco, especialmente nos municípios de Japoatã, Neópolis e Pacatuba uma rede de produtores orgânicos, envolvendo cerca de 100 famílias.

“Esperamos que esse evento seja um pontapé inicial para a produção orgânica na região", afirmou o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes Pereira. Ele explica que, hoje, a Conab paga até 30% a mais pelo produto orgânico de origem familiar, assim a intenção é criar uma estrutura de rede entre os jovens do Projeto Amanhã, de maneira que eles possam obter uma renda complementar e colocar a região e a Codevasf como um pólo produtor de orgânico. "Também iremos implementar a rede de consumidores orgânicos, de forma que todo o produto tenha um destino certo antes de sair da horta” , completou.

A idéia inicial é produzir alface, pimentão, coentro, cebolinha, cheiro verde, couve e substrato vegetal orgânico que terá como consumidor final a Conab, feiras locais e pontuais e a rede de consumidores a ser implementada pelo Projeto Amanhã/Sergipe.