Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Preservação Ambiental em Alagoas
conteúdo

Notícias

Preservação Ambiental em Alagoas

A Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas promoveu no início da semana uma reunião entre representantes de entidades governamentais e não governamentais, empresas públicas e privadas e a população ribeirinha da Várzea da Marituba do Peixe
publicado: 15/04/2008 10h20, última modificação: 01/11/2022 14h13

A Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas promoveu no início da semana uma reunião entre representantes de entidades governamentais e não governamentais, empresas públicas e privadas e a população ribeirinha da Várzea da Marituba do Peixe. O objetivo foi apresentar o Plano de Manejo Integrado da Área de Preservação Ambiental (APA) de Marituba do Peixe, que está localizada à margem esquerda do rio São Francisco, próximo à sua foz. A APA abrange um território de 18.556 hectares, distribuídos entre os município alagoanos de Penedo (20,7% do total), Piaçabuçu (58,1%) e Feliz Deserto (21,2%). Foi criada em 4 de março de 1988 e abrange todas as várzeas, cordões arenosos e demais ambientes naturais. Através de recursos da Codevasf no valor de R$ 222,2 mil, em Janeiro de 2006 a APA da Marituba do Peixe teve seu Plano de Manejo concluído pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Naturais (SEMARHN) e aprovado pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM).

No município de Penedo, os povoados de Capela, Marcação, Murici, Marituba do Peixe, Marituba de Cima e Riacho do Pedro estão sob influência direta da APA. Em Piaçabuçu os municípios atingidos são os de Retiro, Mandim, Penedinho e Marituba da Fábrica. Em Feliz Deserto o povoado de Pontes faz parte da Àrea de Preservação Ambiental, totalizando assim 11 povoados dentro dessa área.

A Várzea da Marituba é conhecida como o Pantanal Alagoano, devido à ocorrência de enchentes anuais provocadas pelos rios Piauí, Perucaba, Marituba e Camundongo.