Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Prêmio à mulher empreendedora no Norte de Minas
conteúdo

Notícias

Prêmio à mulher empreendedora no Norte de Minas

Com apoio do Ministério da Integração Nacional/Secretaria de Programas Regionais e Codevasf, a Accomontes vem se destacando na região. O trabalho desenvolvido por sua presidenta, Idalina Almeida, será reconhecido com o "Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2007"
publicado: 08/04/2008 16h19, última modificação: 01/11/2022 14h13

Com apoio da Codevasf, da Secretaria de Programas Regionais/Ministério da Integração Nacional – SPR/MI, e parcerias locais, as ações da Accomontes (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Norte de Minas) vêm se destacando na região. O trabalho desenvolvido por sua presidenta, Idalina Almeida, estará concorrendo ao "Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2007", a ser realizado hoje (09/04), no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio - CNTC, em Brasília (902 Sul). O objetivo é premiar as mulheres que se destacaram como profissionais de negócios no ano passado.

Idalina Almeida é vencedora em Minas Gerais, estando entre as dez finalistas ao prêmio em nível nacional, com o tema "Com ela o carneiro e o cabrito berram no Norte de Minas - Ovinocaprinocultura - Casos de Sucesso - Categoria coletiva". Para a presidenta, o prêmio vai ajudar a divulgar o trabalho que a Associação vem realizando, contando com o apoio de vários parceiros locais, que tem como objetivo desenvolver a ovinocaprinocultura no Norte de Minas Gerais. "Este é um exemplo de apoio aos Arranjos Produtivos que têm dado certo, ou seja, a comunidade local é a responsável pela realização das ações e o Governo participa como apoiador e fomentador do processo", avalia Kênia Régia Anasenko Marcelino, gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf.

Vários são os resultados satisfatórios obtidos até o momento, tais como: melhoria na qualidade do rebanho; aumento no número de animais no Norte de Minas; redução das enfermidades; melhoria no manejo; aumento nos índices produtivos e reprodutivos, entre outros.

Além da Codevasf/MI/SPR, Sebrae e Accomontes, a atividade tem sido apoiada por diversos parceiros, como UFMG, Emater, Epamig, Senar, Idene, Prefeituras Municipais, sindicatos rurais e outras associações de ovinocaprinocultores (Caprivale e Ascovis).

BERRO MÓVEL

O apoio de parceiros tem sido decisivo para o êxito da Accomontes, como o Sebrae, que auxiliou em vários aspectos ligados, principalmente, à capacitação de produtores e elaboração do estatuto da Associação. No caso da Codevasf/MI/SPR, o apoio tem sido dado na estruturação da atividade e dos núcleos de produção. Uma das ações em destaque é o Berro Móvel. Trata-se de um veículo automotor que servirá para disponibilizar serviços técnicos visando apoiar o produtor rural, contando com um laboratório móvel onde serão realizadas, entre outras ações, exames de verminose (OPG) e atendimento veterinário, buscando o melhoramento do manejo reprodutivo, sanitário e genético. "Com esse apoio da Codevasf/MI/SPR, estamos conseguindo chegar mais perto do produtor, mostrando que a ovinocaprinocultura é rentável, desde que se trabalhe com profissionalismo", conclui Idalina Almeida.