Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > CNA promove oficina de trabalho na Codevasf
conteúdo

Notícias

CNA promove oficina de trabalho na Codevasf

Os problemas e as possíveis soluções para as áreas de piscicultura e da carcinicultura foram discutidos numa reunião na Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas
publicado: 04/03/2008 15h42, última modificação: 01/11/2022 14h13

Os problemas e as possíveis soluções para as áreas de piscicultura e da carcinicultura foram discutidos numa reunião no auditório da Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas. O encontro foi promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas - FAEAL. 

O assessor técnico da CNA (Confederação Nacional de Agricultrua e Pecuária), João Carlos Dé Carli, fez uma palestra sobre as atividades realizadas pela entidade no ano passado na área de aqüicultura e apresentou as propostas para 2008. Também foram debatidos o Seguro Aqüícola, a adoção do programa de Integração do Camarão e do Programa de Pescado Cultivado. A CNA colocará em breve à disposição dos criadores e pesquisadores a receita de uma ração caseira para uso na carcinicultura, que custa 1/3 do valor do produto industrializado. Essa receita poderá ser encontrada gratuitamente no site da Confederação (www.cna.org.br). Houve também a apresentação do Manual de Procedimentos para Implantação de Estabelecimento Industrial de Pescado, elaborado pela SEAP-PR (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para a presidente da Comissão Nacional de Piscicultura da CNA, Myuki Hyashida, "entre os maiores problemas enfrentados pelo setor de aqüicultura no país estão a deficiência na formação profissional, os entraves causados pelo licenciamento ambiental e a falta de uma trabalho de marketing para os produtos, principalmente voltados para o comércio exterior, além da falta de implementação do seguro aquicola".

No final do encontro, ficou acertado o estreitamento de relações entre a CNA e a Codevasf para a troca de experiências principalmente no setor de aqüicultura. O grupo de participantes visitou o CERAQUA-SF (Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco), considerado pela CNA e demais Federações de Agricultura do pais como estratégico para o desenvolviemento da aqüicultura no vale do São Francisco e no Nordeste do país. Todos ficaram impressionados com a infra-estrutura que a Codevasf está implantando na região.