Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Município de Glória (BA) tem Centro de Inclusão Digital
conteúdo

Notícias

Município de Glória (BA) tem Centro de Inclusão Digital

Codevasf e Chesf inauguram o Centro Educacional de Formação Digital, que vai funcionar no Centro Administrativo do Perímetro de Irrigação Glória, na Bahia
publicado: 26/03/2008 10h54, última modificação: 01/11/2022 14h13

Foi inaugurado, na última segunda-feira (24), pela superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Ana Angélica Almeida Lima, e o assessor da Coordenadoria Especial do Empreendimento Itaparica da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CEI/Chesf), Francisco Lyra, o Centro Educacional de Formação Digital que vai funcionar no Centro Administrativo do Perímetro de Irrigação Glória, localizado no município de Glória, na Bahia, região norte do Estado, que fica à 500 Km de Salvador.

O centro de inclusão digital foi criado por iniciativa da juventude rural do Perímetro de Irrigação Glória e viabilizado pela Codevasf e Chesf, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal de Glória, com o objetivo de promover o aprendizado de tecnologias, como o uso de computador, oferecer capacitação para melhor colocação destes jovens no mercado de trabalho e formar turmas de alunos monitores que darão continuidade ao projeto.

"Além de proporcionar aos jovens o acesso ao mundo digital, queremos que eles estejam preparados para o mercado de trabalho e tenham condições de serem os atores que irão assumir, em breve, este projeto", disse a superintendente regional da Codevasf 6ª SR, Ana Angélica, adiantando que o próximo passo será transformar o Centro Educacional de Formação Digital em uma escola de informática gerida pelo grupo de jovens do Perímetro de Irrigação Glória.

"A informática pode ser utilizada não só para o trabalho, mas para os estudos e lazer. O centro de inclusão digital, instalado na zona rural do município de Glória, vai viabilizar o contato destes jovens com novas tecnologias", disse o assessor da CEI/Chesf, Francisco Lyra.

Inclusão Digital

O curso de inclusão digital será realizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional do Estado da Bahia (NTE) que vai desenvolver atividades vinculadas à informática educativa, focando em ações que contemplem a comunidade, pautada na necessidade de alfabetização tecnológica da juventude rural. "A diferença deste curso para os demais é que o Núcleo propõe trabalhar a informática associada à produção de textos de vídeo, áudio e página de internet", disse o professor de informática educacional José Carlos Costa, completando que os alunos não serão apenas consumidores da Internet. "Eles vão contribuir para a criação de uma internet melhor", finalizou.

O vigilante Adevânio Sá, aluno do curso de formação digital, acredita que a instalação do centro educacional significa um crescimento para a comunidade."Muitas pessoas que nunca tiveram contato com computador terão oportunidade de fazer um curso de digitação, por exemplo. Isto é tão importante quanto um curso de nível superior", disse.

"O grupo de jovens, que propôs a criação deste curso e que conseguiu as parcerias para esta realização, deve continuar engajado neste projeto que pode nos mostrar alternativas para uma vida melhor", reforça a estudante Danúbia Melo. Para o auxiliar de fiscalização Jonas Araújo, aluno do curso, a escola de informática na zona rural vai permitir a comunidade ter acesso à tecnologia.

O curso terá carga horária total de 60 horas. As aulas serão de segunda-feira a sexta-feira, quatro horas por dias, durante três semanas, com previsão para conclusão no próximo mês de abril. São 30 jovens, entre 15 e 25 anos, participando dos cursos de informática que foram divididos em duas modalidades: 20 alunos cursando o nível instrumental, para iniciantes, com aulas no horário da manhã; 10 alunos cursando o nível avançado, para os que possuem conhecimentos básicos de informática, com aulas no horário da tarde.

Nos cursos serão abordados temas sobre as tecnologias na sociedade, sistema operacional windows, uso de processador de texto, criação de apresentação multimídia, desenvolvimento de planilhas eletrônicas, utilização de internet e criação de web sites.

A previsão para o início da próxima turma é no mês de maio e é extensiva a toda comunidade do Perímetro de Irrigação Glória. Podem se inscrever pessoas de qualquer idade.