Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Lançamento do Programa Territórios da Cidadania
conteúdo

Notícias

Lançamento do Programa Territórios da Cidadania

A Codevasf, empresa vinculada ao Ministério da Integração Nacional, participa na segunda-feira, 25, do lançamento do programa do governo federal Territórios da Cidadania
publicado: 22/02/2008 16h41, última modificação: 01/11/2022 14h13


A Codevasf, empresa vinculada ao Ministério da Integração Nacional, participa na segunda-feira, 25, do lançamento do programa do governo federal Territórios da Cidadania. O evento contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O novo programa, que reúne 135 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais, beneficiará só neste primeiro ano cerca de mil municípios brasileiros. Os 60 territórios foram escolhidos por apresentar o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País e baixo dinamismo econômico. O investimento previsto é de R$ 11,3 bilhões em 2008.

Por sua concepção e gerenciamento, o Territórios da Cidadania difere de outros programas sociais por não se limitar a enfrentar problemas específicos com ações dirigidas. Ele combina diferentes ações para reduzir as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento harmonioso e sustentável.

A Codevasf participa do programa por meio de diversos programas, dentre eles a Revitalização dos rios São Francisco e Parnaíba, o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura, da Promoção da Sustentabilidade de Espaços – Sub-Regionais, do Apoio aos Arranjos Produtivos Locais, da Qualificação Social e Profissional de Jovens – Projeto Amanhã, do Desenvolvimento da Agricultura Irrigada, da Promoção de Assistência Técnica e Rural, entre outras iniciativas.

Programação

O lançamento oficial do programa, na manhã do dia 25 de fevereiro, em Brasília (DF), será transmitido ao vivo para todo o país. Em cada estado, em pelo menos um dos territórios, seus representantes se reunirão para assistir à cerimônia do Palácio do Planalto. Na área de atuação da Codevasf, haverá representantes da Empresa nos territórios Alto Sertão (SE), Agreste (AL), Agreste Meridional (PE), Entre Rios (PI) e Cocais (MA).

À tarde, todos eles assistirão uma transmissão, feita diretamente de Brasília, na qual os ministros explicarão como funcionará o programa Territórios da Cidadania. Pela internet, os participantes nos estados poderão fazer perguntas. Quanto aos demais 33 territórios, dois representantes de cada um deles estarão presentes a todos os eventos em Brasília.

No dia seguinte, 26, os representantes dos 27 territórios que tiveram transmissões ao vivo continuarão reunidos, agora em assembléia, para abrir oficialmente os trabalhos. Nessa reunião, serão apresentadas as 135 ações previstas no novo programa e detalhados os investimentos para cada uma delas. No começo de março, será a vez dos representantes dos demais 33 territórios realizarem suas assembléias.

FOTO: MDA