Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Doada área para construção de IFET em Bom Jesus da Lapa
conteúdo

Notícias

Doada área para construção de IFET em Bom Jesus da Lapa

Foi assinada, na Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, a Escritura Pública de Doação de um terreno da Companhia para construção de um Centro Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia (CEFET/BA). O local, com dimensão total de 98ha, pertence a área agrícola do Projeto Amanhã, no Perímetro de Irrigação de Formoso
publicado: 05/06/2008 14h47, última modificação: 01/11/2022 14h13

Foi assinada, na Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, a Escritura Pública de Doação de um terreno da Companhia para construção de um Centro Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia (CEFET/BA). O local, com dimensão total de 98ha, pertence a área agrícola do Projeto Amanhã, no Perímetro de Irrigação de Formoso. O documento foi assinado pelo superintendente regional, Calmito Fagundes, e pela diretora do CEFET/BA, professora Aurina Oliveira Santana. O ato contou com a presença do prefeito municipal Roberto Maia e dos funcionários da Codevasf.

O CEFET/BA, que está sendo transformado em IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), investirá cerca de R$ 5 milhões na construção da unidade. Com a mudança de denominação, a instituição contará com uma estrutura mais avançada, incluindo cursos de graduação e pós-graduação. Essa será a primeira unidade na Bahia dentro do Programa REUni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), instituído pelo Ministério da Educação.

No ato de assinatura da Escritura, Calmito Fagundes evidenciou a importância do trabalho da presidência da Codevasf e dos funcionários da Companhia na cessão da área em tempo recorde. Ele destacou, também, a importância da instituição de ensino para a região, tendo em vista a insuficiência do ensino profissionalizante na região e da necessidade de mão-de-obra qualificada para os projetos de desenvolvimento implantados pela Codevasf e demais atores do desenvolvimento regional.

A diretora do CEFET/BA destacou o esforço da Codevasf, “que foi a responsável primordial pela conquista de Bom Jesus da Lapa e, mais especificamente, o Projeto Formoso”. Segundo ela, todos os cursos incluídos no processo de implantação da Univasf em Bom Jesus da Lapa poderão ser contemplados pelo IFET, principalmente os cursos de licenciatura em ciências da natureza (matemática, física, biologia e química), agronomia e gestão ambiental. O processo será dividido em etapas, sendo que em 2009 já irá funcionar pelo menos um curso superior e os cursos técnicos elencados. A ratificação do curso será feita em audiência pública, sob coordenação da Prefeitura Municipal e CEFET/BA.

A doação do terreno do Perímetro de Irrigação Formoso, dentro da área agrícola reservada ao Projeto Amanhã, não irá prejudicar os trabalhos já desenvolvidos no local. As instalações do Projeto Amanhã continuam em funcionamento na área restante, além da espaço reservado para implantação da Univasf.