Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Diversificação de cultura dá resultado positivo em Curaçá
conteúdo

Notícias

Diversificação de cultura dá resultado positivo em Curaçá

Os produtores do perímetro de irrigação de Curaçá, em Juazeiro(BA), iniciam a colheita e a comercialização de acerola cultivada no local. O trabalho é resultado do Programa de Diversificação de Culturas implementado pela Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, por meio da Plantec
publicado: 14/04/2008 15h40, última modificação: 01/11/2022 14h13

Os produtores do perímetro de irrigação de Curaçá, em Juazeiro (BA), iniciam a colheita e a comercialização de acerola cultivada no local. O trabalho é resultado do Programa de Diversificação de Culturas implementado pela Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, por meio da Plantec, empresa contratada para prestar serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER).

O objetivo do Programa de Diversificação é melhorar a renda dos produtores por meio de um processo de articulação e negociação entre as associações de fruticultores e agroindústrias locais. Nessa ação em Curaçá foi firmada parceria com a Niagro para fornecimento da acerola com vistas à industrialização.

O representante da Associação dos Fruticultores do Perímetro de Curaçá (Afrupec), Francisco Eulálio, reconhece a importância dos serviços de ATER prestados pela Codevasf. "O plantio só está acontecendo por causa da assistência técnica, sem eles não teria acerola", conclui.

Segundo Joselito Menezes, coordenador do contrato de ATER, há a necessidade de diversificação de culturas na região do vale do São Francisco. "Essa assistência é prestada como forma de promover o desenvolvimento regional", finaliza.

Os trabalhos de sensibilização e capacitação dos agricultores possibilitam a redução de perdas na comercialização, além de garantir a qualidade do produto.