Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Comemoração dos 15 anos do Projeto Amanhã em Sergipe
conteúdo

Notícias

Comemoração dos 15 anos do Projeto Amanhã em Sergipe

A Superintendência Regional da Codevasf em Aracaju realizou um evento em comemoração aos 15 anos do Projeto Amanhã, na Estação de Piscicultura Betume, em Neópolis (SE). Na oportunidade, foram entregues 230 certificados de conclusão aos participantes de diversos cursos, como informática e produção orgânica
publicado: 14/05/2008 16h13, última modificação: 01/11/2022 14h13

A Superintendência Regional da Codevasf em Aracaju realizou um evento em comemoração aos 15 anos do Projeto Amanhã, na Estação de Piscicultura Betume, em Neópolis (SE). Na oportunidade, foram entregues 230 certificados de conclusão aos participantes de diversos cursos, como informática e produção orgânica.

Desde 1999, a Codevasf em Sergipe vem atuando diretamente na capacitação de jovens rurais. Nesse período, foram capacitados mais de mil jovens do Baixo São Francisco. As atividades envolveram desde a capacitação técnica e artesanal até a implementação de meios que pudessem viabilizar renda e aprendizado aos jovens, como no povoado Santa Cruz, município de Propriá, onde o Projeto Amanhã apoiou a instalação de uma unidade de processamento de polpa de frutas. De igual forma, no povoado Soldeiro, o Projeto implementou um lote de fruticultura para os jovens. Em Canindé do São Francisco, foram capacitados e incentivados monitores de ecoturismo do grupo Trilheiros do Sertão. Além disso, diversos participantes dos cursos estão empregados em fazendas e agroindústrias.

Nos últimos anos, a Superintendência Regional investiu na unidade de capacitação agrícola do Povoado Betume, no município de Neópolis. A proposta é transformá-la em uma incubadora de agronegócios familiares, auxiliando os jovens na gestão de negócios agrícolas, aplicados à realidade local.

Como fruto desse trabalho, os jovens estão se organizando em associações produtivas, como é o caso da Associação de Produtores Orgânicos de Ponta de Areia – APOP, no município de Pacatuba. O grupo comercializa mudas de eucaliptos, vendem capim santo e hortaliças em sistema de manejo orgânico.

Outro trabalho de sucesso são o dos jovens do povoado Tapera que hoje já estão consertando computadores, fruto do curso de manutenção de microcomputadores do Projeto Amanhã.

Para os próximos dois anos, a intenção do Projeto é formar empreendedores agrícolas através da técnica de incubação. “Acredito no potencial do jovem rural de Sergipe, o que falta para eles é conhecimento e monitoramento durante um período mínimo de 01 ano, após essa etapa os jovens têm se mostrado empreendendores, por isso a Codevasf vai investir em um programa de incubação iniciando pela apicultura e produção de ervas aromáticas e medicinais, atividades que podem gerar até R$ 500,00/mensais em uma área de até 2 tarefas de terra”, comenta o mestre em desenvolvimento regional sustentável e coordenador regional do Projeto Amanhã, o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes Pereira.