Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Obras de esgotamento sanitário no Piauí e Maranhão
conteúdo

Notícias

Obras de esgotamento sanitário no Piauí e Maranhão

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Guilherme de Oliveira, e técnicos da Companhia iniciaram um roteiro de visitas e reuniões nos municípios do Piauí e Maranhão que serão beneficiados com as obras de esgotamento sanitário, com recursos do PAC
publicado: 03/04/2008 16h11, última modificação: 01/11/2022 14h13

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Guilherme de Oliveira, e técnicos da Companhia iniciaram um roteiro de visitas e reuniões nos municípios do Piauí e Maranhão que serão beneficiados com as obras de esgotamento sanitário, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Parnaíba. O objetivo é esclarecer as lideranças e comunidade geral sobre os detalhes e as várias etapas dos serviços, bem como a importância das obras e os benefícios que esta ação trará para a população da cidade.

A série de visitas teve início em Coelho Neto (MA). Participaram do encontro representantes da comunidade, entre eles autoridades políticas e religiosas, agentes de saúde, professores, empresários e imprensa regional. O representante da empreiteira executora da obra, Humberto Castro, também participou.

Na abertura, o prefeito de Coelho Neto, Magno Bacelar, falou da importancia da Codevasf no Vale do Parnaíba e do Programa de Revitalização para a população maranhense. Na sequência, o superintendente regional Guilherme Almeida apresentou as realizações do governo federal por meio do PAC e da Codevasf no estado, destacando os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para a revitalização da bacia do Parnaíba, que visam a recuperação das áreas degredadas e desertificadas em topos de morros, áreas de recargas de aquíferos e as margens dos nascentes. Ele salientou que uma das metas é o desenvolvimento dos usos múltiplos de água, de forma sustentável, e com ênfase em sua recuperação hidroambiental.

Em Coelho Neto, as obras de esgotamento sanitário incluem a implantação de sistema de esgotamento sanitário, englobando redes coletoras, estações elevatórias de esgoto, estação de tratamento de esgoto (ETE), controle de processos erosivos, coleta, tratamento e drenagem urbana, entre outras ações. O valor dos recursos para o município é da ordem de R$ 13 milhões. Além de Coelho Neto, as obras irão beneficiar os municípios de Alto Parnaíba, Brejo, Magalhães de Almeida, Nova Iorque, Santa Quitéria, Araioses, Parnarama e Tasso Fragoso, localizados na calha do rio Parnaíba. O volume total de recursos no estado é da ordem de R$ 53,7 milhões.

ROTEIRO

A equipe da Codevasf, nos próximos dias, irá percorrer mais quatro cidades maranhenses: Brejo, Santa Quitéria, Magalhães de Almeida e Araiozes. No Piauí, está prevista a visita à Luzilândia. Os demais municípios beneficiados nos dois estados serão visitados posteriormente.