Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Visitantes degustam frutas e conhecem ações da Codevasf na Frutal 2013
conteúdo

Notícias

Visitantes degustam frutas e conhecem ações da Codevasf na Frutal 2013

Acerola orgânica, banana, manga e uva sem semente são algumas das frutas que os visitantes da 20ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2013) estão degustando no estande da Codevasf, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, até quinta-feira (12), das 14h às 22h.
publicado: 11/09/2013 17h39, última modificação: 06/10/2023 17h11

Acerola orgânica, banana, manga e uva sem semente são algumas das frutas que os visitantes da 20ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2013) estão degustando no estande da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, até quinta-feira (12), das 14h às 22h.

As frutas, que estão conquistando o público da Frutal pela aparência e sabor, são produzidas nos perímetros de irrigação geridos pela Codevasf. Do perímetro irrigado Salitre, em Juazeiro (BA), os visitantes estão experimentando banana, maracujá, melancia e melão. Já do perímetro Senador Nilo Coelho, localizado em Casa Nova (BA) e Petrolina (PE), os destaques são acerola orgânica, goiaba, manga e uva sem semente.

O engenheiro agrônomo Mauro Tosta, que mora em Mossoró (RN), está visitando a Frutal para conhecer os produtos e as novidades na agricultura irrigada. Ele passou pelo estande da Codevasf e gostou do que viu e experimentou. “Eu vim pela primeira vez no ano passado, me empolguei e vim de novo neste ano. Estou participando de cursos, palestras e estou trocando experiências com todo o segmento da fruticultura. O material exposto está muito bom”, comentou enquanto saboreava uma goiaba produzida no perímetro Senador Nilo Coelho.

As amigas Teresinha Almeida e Raimunda Batista, moradoras de Fortaleza, são vendedoras de cosméticos e estão visitando a Frutal para apreciar as frutas e flores expostas no evento. “Nós participamos sempre desses eventos para prestigiar. Está tudo muito bonito e gostoso”, disse Teresinha. “Esse mamão está uma delícia, bem docinho”, completou Raimunda.

“O trabalho feito nos perímetros da Codevasf é fantástico. As pessoas precisam conhecer isso, tem que divulgar”, afirmou o assessor da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio/CE), Carlos Wendt.

Qualidade de vida

A acerola orgânica exposta no estande da Codevasf é produzida em 15 hectares do perímetro Senador Nilo Coelho e tem feito a diferença para os dez produtores que a cultivam, e também para os consumidores da região.

Jorge Mariano da Silva – um dos dez produtores apoiados pela Codevasf em Petrolina (PE) – veio visitar a Frutal em caravana com outros agricultores da região. Ele está há 21 anos no perímetro Nilo Coelho e há 14 anos anos produz acerola. “São 800 pés de acerola orgânica. Temos uma clientela fiel. A nossa divulgação ainda precisa melhorar porque a produção está crescendo. Vale a pena porque estamos contribuindo para o meio ambiente e para a saúde das pessoas”, disse o agricultor, que também produz abóbora, batata doce, coco, melancia e feijão. “Tem tudo na minha roça. Passo o ano inteiro produzindo”, garante.

“A produção orgânica agride menos o meio ambiente e leva mais saúde para os consumidores. Eventos como a Frutal são mais uma alternativa para o pequeno produtor divulgar seu produto, pois existe demanda, mas a oferta ainda é pequena”, explica o engenheiro agrônomo Osnan Soares, da Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE).

Convivência com a seca

Frutal 2013O engenheiro agrônomo e assessor técnico da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Athadeu Ferreira da Silva, participou na Frutal 2013 do seminário setorial I – A infraestrutura hídrica no semiárido para os próximos 20 anos. Ele apresentou as principais ações da Companhia para a convivência com a seca. “Esse arranjo que está sendo trabalhado e planejado pela Codevasf é fundamental para a segurança de prospecção de desenvolvimento na região”, afirmou.

“Sem água, sem irrigação, não se produz no semiárido. A Codevasf é líder nesse processo. Os polos de Juazeiro-Petrolina, Norte de Minas Gerais e Bom Jesus Lapa são exemplos de desenvolvimento promovido pela Companhia”, destacou Athadeu Ferreira da Silva. “As práticas de conservação e de natureza social dão uma base, mas para incrementar e promover o desenvolvimento é necessário um investimento mais arrojado e estruturante em cima de um processo que a irrigação faz”, completou.

Além da exposição de produtos ligados a fruticultura, floricultura e agroindústria, a programação da Frutal 2013 – que reúne os eventos paralelos XV Agroflores, Expofood e Acrobat Brasil – conta com palestras, seminários e paineis de temas variados como Irrigação e fertirrigação em fruteiras, Produção de frutas orgânicas com foco na acerola, Gestão de negócios agrícolas, Sistemas de irrigação alternativos de baixo custo e Comercialização de frutas no mercado nacional e internacional.

Frutal 2013

Com o tema Produzir bem, vender bem, a abertura oficial da Frutal 2013 ocorreu na segunda-feira (9), com a presença do vice-governador do Ceará, Domingos Filho. Durante a solenidade, a analista em comunicação Luciana Guedes Cotrim, representando o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, recebeu o livro Fruto Iliminado, da jornalista Cinthya França, em agradecimento ao apoio da Companhia no desenvolvimento da fruticultura irrigada.

O estande da Codevasf é dividido com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), que promove a degustação de peixes e expõe frutas de seus perímetros irrigados no Ceará. A Companhia e o Dnocs são entidades vinculadas ao Ministério da Integração Nacional. 

A Frutal ocorre desde 1994 e é organizada pelo Instituto Frutal, sediado em Fortaleza (CE). A expectativa é de que 35 mil pessoas visitem a feira. A entrada é gratuita. Para participar de palestras, seminários ou mesas redondas sobre frutas e agroindústria, que ocorrem entre 8h e 18h30, e para obter mais detalhes sobre a programação, acesse: http://www.frutal.org.br/frutal2013/.

Fotos: Cássio Moreira / Codevasf

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:
http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/14-visitantes-degustam-frutas-e-conhecem-acoes-da-codevasf-na-frutal-2013.mp3