Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Seminário de Apicultura no Piauí
conteúdo

Notícias

Seminário de Apicultura no Piauí

A Codevasf participou do XIV Seminário Piauiense de Apicultura, realizado em Picos (PI), município considerado a capital do mel no estado. O objetivo do encontro foi apresentar o Centro Tecnológico da Apicultura (CTA) e a Casa Apis, que estão sendo construídos na cidade
publicado: 04/09/2007 09h10, última modificação: 06/10/2023 17h09


A Codevasf participou do XIV Seminário Piauiense de Apicultura, realizado em Picos (PI), município considerado a capital do mel no estado. O objetivo do encontro foi apresentar o Centro Tecnológico da Apicultura (CTA) e a Casa Apis, que estão sendo construídos na cidade. A Casa Apis irá reunir oito cooperativas com o intuito de fortalecer o setor e incrementar as relações comerciais junto aos mercados mais exigentes, como Europa e Estados Unidos.

Técnicos da Codevasf compuseram a mesa de debates sobre parcerias estratégicas. A Companhia tem se destacado no apoio ao pequeno apicultor, com a construção de casas de mel e fornecimento de colméias.

O evento contou também com a participação de pesquisadores, professores e técnicos da área, que apontaram novas perspectivas na exploração comercial do mel e derivados a exemplo do manejo das abelhas para a produção de pólen. Também recebeu especial destaque a abertura de novos mercados e a importância do cooperativismo comprometido no sucesso dos negócios.

Produção

O estado do Piauí é hoje o maior produtor de mel do Nordeste e o segundo do Brasil, com uma produção anual aproximada de 4 mil toneladas. As condições de clima e vegetação favorecem o desenvolvimento dessa atividade que envolve os mais diversos setores da cadeia produtiva, do pequeno apicultor até grandes empresas de processamento e comercialização.