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Recuperação de travessias de rios e bueiros em Minas Gerais

A Codevasf, por solicitação da Prefeitura Municipal de Janaúba (MG), concluiu a elaboração de projetos executivos para recuperar travessias no rio Gorutuba e bueiros na estrada que dá acesso ao distrito de Barreiro da Raiz. O orçamento total é de R$ 277.280,40
publicado: 30/07/2007 16h27, última modificação: 20/06/2018 17h07

A Codevasf, por solicitação da Prefeitura Municipal de Janaúba (MG), concluiu na semana passada a elaboração dos projetos executivos para recuperação de duas travessias no rio Gorutuba, denominadas Matinha e Nêgo-ró, e de três bueiros na estrada que dá acesso ao distrito de Barreiro da Raiz, ainda no município janaubense. O orçamento total é de R$ 277.280,40. A Prefeitura de Janaúba já dispõe dos recursos para a execução das obras, disponibilizados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais – Cedec.

Na travessia da Matinha, danificada pelas últimas chuvas, será realizada a construção de um bueiro triplo com manilhas. A obra vai permitir a melhoria das condições de acesso à comunidade do mesmo nome e à Estação de Piscicultiura do Gorutuba, interligando os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha. A travessia Nêgo-Ró, que receberá a construção de um novo bueiro de concreto duplo, com oito metros de comprimento, também irá facilitar o acesso entre esses dois municípios, resolvendo em definitivo um sério problema de tráfego de veículos naquela via pública.

Na estrada que liga a cidade de Janaúba ao distrito de Barreiro da Raiz, a equipe técnica de engenharia da Codevasf projetou a recuperação de três bueiros duplos de concreto; dois com quatro metros de comprimento e um com oito metros. A região foi castigada por fortes chuvas no início deste ano, provocando grandes danos e impedindo o escoamento da produção rural e o trânsito de veículos de tração animal,

Para Anderson Chaves, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, as obras propostas devem solucionar definitivamente um problema que, após cada período chuvoso na região, provoca transtornos à população, principalmente aos pequenos produtores rurais que utilizam estas passagens como vias de escoamento de sua produção agrícola.