Notícias
Projeto Amanhã na Feira de Agricultura Familiar
A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, marca presença na IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontece de 04 a 07 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília). No evento, estão expostos produtos feitos pelos participantes do Projeto nos perímetros irrigados da Codevasf em Minas Gerais. O evento é uma promoção Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra.
O artesanato e os doces e iguarias regionais são as grandes atrações da feira. Os expositores do Projeto Amanhã demonstram satisfação e expectativa quanto a divulgação dos seus produtos na capital federal. Marlene Ribeiro, instrutora do Projeto, em Gorutuba (MG), apresenta aos visitantes um dos principais produtos: a banana chips. Além do petisco, o público também poderá encontrar o doce de banana, produzido a partir do refugo da cultura no Gorutuba.
Em outro stand, numa parceria com a Emater/MG, estão expostos os produtos feitos pelos jovens nos perímetros irrigados de Jaíba e Gorutuba e na Cooperjaíba. O item de destaque é o artesanato à base da fibra de banana, da qual são fabricados diversos artigos, como bolsas, chapéus e ornamentações. No espaço, o visitante também encontra doces de banana e goiaba feitos pelos jovens participantes do projeto, sob a instrução da produtora Cidélia Gomes, que destaca a importância do Projeto na região. "É um grande incentivo ao trabalho. Os jovens aprendem uma profissão e geram renda para suas famílias", explica.
Os mais diversos tipos de doces à base de leite são o grande atrativo do stand onde estão expostos os produtos fabricados pelo jovens do Projeto Amanhã em Bocaiúva. Leite com côco, limão, abacaxi e ameixa são algumas das variedades, além de brigadeiro, cocadas, pé-de-moleque e doces cristalizados que chamam a atenção dos visitantes. A artesão e instrutora Maria Ivanderlene Leite, da Associação Bocaiuvense de Artesãos, tem orgulho em afirmar que essa é uma vitrine do resultado do trabalho do Projeto Amanhã na região. "Apesar de falta de recursos e mais apoio, estamos ajudando a resgatar muitos jovens da marginalidade e das drogas, ensinando-os uma profissão digna. Temos uma grande demanda, mas infelizmente não temos capacidade de atender a todos que nos procuram", afirma.
SERVIÇO:
IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária
Onde:
Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), na capital federalQuando:
de 4 a 7 de outubro.Entrada:
gratuitaHorário: No dia 04/10, das 15h às 22h. Nos demais dias, das 10h às 22h