Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Projeto Amanhã estimula produção orgânica
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã estimula produção orgânica

Um curso de agricultura orgânica foi realizado no Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã – CCT/PAM, em Bom Jesus da Lapa (BA), no período de 18 a 20 de abril
publicado: 24/04/2007 15h30, última modificação: 06/10/2023 17h08

Um curso de agricultura orgânica foi realizado no Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã – CCT/PAM, em Bom Jesus da Lapa (BA), no período de 18 a 20 de abril. O objetivo foi destacar a importância da agricultura sustentável na vida do produtor rural, sem o uso de agrotóxicos e com a preocupação em preservar o meio ambiente. Contando com a participação de 15 jovens, incubados e produtores rurais, o curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Eraldo Farias de Novais.

Na parte teórica, foram repassados conteúdos referentes aos princípios da agricultura orgânica; introdução ao cultivo orgânico de hortaliças; importância da produção e consumo de alimentos orgânicos; implantação da horta, desde o planejamento, limpeza e montagem dos canteiros até a formação de sementeiras utilizando materiais recicláveis; plantio, tratos culturais e principais pragas; tipos de compostos e substratos, controle biológico e inseticidas caseiros e princípios de sustentabilidade familiar.

Na parte prática, estimulou-se as discussões a partir da realidade vivida pelos
participantes. As aulas foram realizadas na Unidade Piloto de Produção
Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS do CCT/PAM, implantada em outubro de 2006, fruto da parceria Codevasf/Sebrae-BA. O local conta com oito canteiros de forma circular com diversas culturas como pimentão, abóbora, cenoura, tomate, alface, cebolinha, cheiro verde, couve, feijão e mandioca, todas definidas de acordo com o potencial e a cultura alimentar da região, bem como as condições do solo e do clima e, principalmente, as potencialidades de consumo, visando garantir o escoamento dos excedentes da produção.

No decorrer das aulas práticas, os participantes tiveram a oportunidades de conhecer, desenvolver e utilizar recipientes alternativos na produção das mudas, como copos descartáveis e garrafas "pet" usados, visando à reciclagem e à redução dos custos com aquisição de embalagens convencionais. Foram desenvolvidas receitas de caldas utilizando produtos naturais como alho, cravo de defunto, fumo, pimenta malagueta, cinzas, farinha de trigo, leite e sabão, caldo de cana, rapadura, milharina e esterco vivo, usados para o controle ou repelente biológico de pragas e doenças. Foram realizadas, também, pulverizações e polvilhamentos com os produtos resultantes dessa prática.

Segundo a participante Maria dos Anjos Souza Padim, "o curso de
agricultura orgânica foi importante, pois aprendi coisas novas. Já tinha ouvido falar muito em agricultura orgânica e não sabia o que era. Hoje, posso afirmar que tudo que aprendi foi muito importante, pois vou colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso. Irei montar uma horta no meu quintal com o objetivo de aumentar a minha renda familiar".