Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Presidente da Codevasf visita Canal do Sertão Alagoano e anuncia licitação de novos perímetros irrigados
conteúdo

Notícias

Presidente da Codevasf visita Canal do Sertão Alagoano e anuncia licitação de novos perímetros irrigados

Foi publicado nesta sexta (26), no Diário Oficial da União, o edital para a elaboração do projeto executivo do perímetro irrigado de Delmiro Gouveia, que será implantado numa área de 6,2 mil hectares no semiárido alagoano e ficará sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
publicado: 26/10/2012 17h53, última modificação: 20/06/2018 17h14

Foi publicado nesta sexta (26), no Diário Oficial da União, o edital para a elaboração do projeto executivo do perímetro irrigado de Delmiro Gouveia, que será implantado numa área de 6,2 mil hectares no semiárido alagoano e ficará sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A informação foi dada pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, na manhã desta sexta, a representantes do governo estadual de Alagoas durante um sobrevoo de helicóptero às obras do Canal do Sertão Alagoano, considerado a maior obra de infraestrutura de Alagoas e uma das maiores obras hídricas do Nordeste.

O Canal do Sertão Alagoano irá garantir o suprimento hídrico dos futuros perímetros irrigados de Delmiro Gouveia e de Pariconha – este último previsto para ocupar uma área de 6,5 mil hectares entre os municípios de Pariconha, Delmiro Gouveia e Água Branca. O edital para o projeto executivo do perímetro de Pariconha também já foi publicado no Diário Oficial da União, na última quarta (24).

A abertura de envelopes com as propostas para ambos os perímetros está prevista para meados de dezembro. Os projetos deverão incluir um Plano de Desenvolvimento Rural prevendo áreas para fruticultura irrigada – forte vocação da região -, e área de pastagem para ovinos, caprinos e pequenos animais. Os perímetros de Pariconha e Delmiro Gouveia serão explorados por agricultores familiares.

 

Canal do Sertão Alagoano

 

 “Estou maravilhado com a obra. A dimensão dela é proporcional à dimensão dos benefícios que serão levados à população que vive nessa região de aridez impactante”, afirmou o presidente após ter sobrevoado as obras do Canal do Sertão Alagoano com o secretário adjunto de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Alzir Lima.

Além de sobrevoar o Canal do Sertão, os visitantes conferiram de perto as etapas do empreendimento. A estação de captação e uma ponte canal de 580 metros de extensão, do segundo trecho, foram alguns dos pontos visitados.

De acordo com Alzir Lima, a parceria da Codevasf é fundamental para o sucesso do empreendimento. “Nosso cronograma está totalmente em dia, 95% do segundo trecho já foi executado. As obras avançam em 20% no terceiro trecho”, declarou o secretário.

O Canal do Sertão Alagoano é a maior obra de infraestrutura de Alagoas e uma das maiores obras hídricas do Nordeste, executada com recursos do Ministério da Integração Nacional e contrapartida estadual.

O governo do estado de Alagoas garantiu recursos, junto ao Ministério, para a execução da primeira etapa do terceiro trecho, até o km 77,8, cujas obras já começaram e também foram visitadas pela comitiva. O Estado já licitou e contratou as obras até o km 150. A Seinfra se prepara também para licitar a obra de integração do Canal com o sistema adutor do Alto Sertão.

 

*com informações da Seinfa/AL

*foto: Matheus Sandes/Seinfra-AL