Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Limpeza da calha do rio Gorutuba
conteúdo

Notícias

Limpeza da calha do rio Gorutuba

Codevasf e Cáritas Diocesana de Janaúba prorrogam convênio para manutenção da limpeza da calha do rio Gorutuba. O trabalho está sendo executado numa extensão de aproximadamente 13 Km a jusante da barragem do Bico da Pedra
publicado: 15/10/2007 14h59, última modificação: 06/10/2023 17h09

A Codevasf e a Cáritas Diocesana de Janaúba assinaram a prorrogação de convênio para manutenção dos serviços de limpeza da calha do rio Gorutuba, no perímetro urbano dos municípios de Janaúba e Nova Porterinha (MG). O valor do convênio é da ordem de R$ 67 mil.

A limpeza está sendo executada por carroceiros de Janaúba numa extensão de aproximadamente 13 Km a jusante da barragem do Bico da Pedra. É feita diariamente a remoção de entulhos e da vegetação prejudicial ao rio, especialmente a taboa, que tem uma capacidade de regeneração muito rápida. Paralelo a essas ações, está sendo realizado o plantio de mudas das espécies nativas do vale do Gorutuba.

Para Anderson Chaves, superintendente da Codevasf em Minas, esse trabalho desenvolvido no rio Gorutuba está sendo de extrema importância não só para a vida do próprio rio, mas também de toda a população que habita em suas margens, pois o acúmulo de sujeira e a formação de pequenas poças d’água podem propiciar o desenvolvimento de epidemias.

O dirigente afirma, ainda, que essa parceria, que continuará por mais alguns meses, torna a manutenção de limpeza do rio mais barata e bem mais eficiente, devido a sua constante freqüência. Outro fator de destaque nessa parceria é a absorção da mão-de-obra local e a conscientização da população quanto ao seu papel na preservação do meio ambiente.