Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Dirigentes da Codevasf visitam 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Goiânia
conteúdo

Notícias

Dirigentes da Codevasf visitam 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Goiânia

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e a chefe de gabinete da Companhia, Maria Auxiliadora Cavalcanti, participam nesta terça-feira (17) do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – o maior evento do país neste segmento.
publicado: 17/09/2013 17h11, última modificação: 06/10/2023 17h11

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e a chefe de gabinete da Companhia, Maria Auxiliadora Cavalcanti, participam nesta terça-feira (17) do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – o maior evento do país neste segmento.

O Congresso ocorre em Goiânia até a próxima quinta-feira (19) e tem como tema Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre a gestão, a política e a tecnologia. O objetivo dos dirigentes da Codevasf é acompanhar as discussões promovidas pelo evento e conhecer o material em exposição na X Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que ocorre paralelamente ao Congresso.

A Codevasf administra um orçamento de R$ 1,3 bilhão para investimentos em coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos, controle de processos erosivos e esgotamento sanitário – no período de 2011 a 2014 – em Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Apenas na área de esgotamento sanitário, mais de 200 municípios estão sendo beneficiados; as obras atendem a zonas urbanas de municípios com população de até 50 mil habitantes – a Companhia prioriza localidades  situadas na calha do rio São Francisco.

“Como empresa federal vinculada ao Ministério da Integração, a Codevasf recebeu a missão de ser a principal executora do programa de revitalização da bacia do São Francisco. Estamos investindo recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em parceria com os governos dos estados”, explica Elmo Vaz.

Na área de recuperação e controle de processos erosivos, a Codevasf beneficia direta ou indiretamente uma população de cerca de 23 milhões de pessoas, residentes em áreas das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba. As ações incluem  revegetação; cercamento e proteção de nascentes, matas ciliares e topos de morros; construção de barraginhas e terraços; readequação de vias de acesso e estabilização de margens.

Para evitar a poluição dos rios e aumentar a qualidade da água das bacias hidrográficas em que atua, a Codevasf também investe na implantação de sistemas públicos de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos. A Companhia promove a instalação de aterros sanitários e a aquisição de equipamentos próprios para sua operação.

O 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental tem em sua programação paineis, mesas redondas e apresentações de trabalhos técnicos, entre outras atividades. Alguns dos assuntos em discussão são a eficiência de sistemas de abastecimento de água, o gerenciamento de áreas contaminadas, a qualidade da água na área rural, novas tecnologias para sistemas de abastecimento, reuso de água, indicadores de saneamento e gestão de recursos hídricos.