Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Debates no estande da Codevasf na Fenagri
conteúdo

Notícias

Debates no estande da Codevasf na Fenagri

Durante a noite da última quinta-feira (28), foi inaugurada a sala de debates do estande da Codevasf, presente na Fenagri, em Juazeiro(BA). O primeiro tema a ser discutido foi: Integração Agrícola – Empresa Âncora e Cooperativa.
publicado: 29/07/2011 11h56, última modificação: 06/10/2023 17h10

Durante a noite da última quinta-feira, foi inaugurada a sala de debates do estande da Codevasf, presente na Fenagri, em Juazeiro(BA). O primeiro tema a ser discutido foi: Integração Agrícola – Empresa Âncora e Cooperativa.

O professor da Faculdade Getulio Vargas, Luciano Thomé e o consultor Marcelo Barroso iniciaram a noite com uma explanação sobre o tema. O primeiro discorreu sobre a importância das empresas âncoras para o mercado da agricultura. “O agronegócio é o responsável pelo saldo positivo na balança comercial brasileira, tem crescido muito nas últimas décadas. Isso propiciou a criação de empresas âncoras”, afirmou Luciano. Já Barroso, comentou sobre o cooperativismo. “Negócios não têm que estar diretamente ligados à concorrência. Podem e devem estar ligados à cooperação. Empresas se organizam em conjunto para viabilizar o crescimento mútuo”.

O segundo debate da noite teve como tema: “Hidrovia do São Francisco – O caminho da Integração”. Ministrada pelo pesquisador da Funderpa, Joaquim Carlos Riva, a palestra atraiu a atenção de muitas pessoas que estavam presentes na Fenagri.

Riva falou da importância que a Codevasf tem dado ao rio São Francisco e de como as obras de revitalização estão sendo cada vez mais tidas como prioridade. “Conseguimos uma tecnologia totalmente nacional e simples. Existem soluções para os problemas erosivos. Queremos fazer um trabalho de dragagem para que a navegação seja possível e segura”, comentou.

O ciclo de debates no estande da Codevasf continua hoje, com os pesquisadores da Embrapa Paulo Roberto Coelho Lopes e Orlando Passos.