Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Comunidades rurais do norte baiano recebem equipamentos para reforço da produção
conteúdo

Notícias

Comunidades rurais do norte baiano recebem equipamentos para reforço da produção

Produtores familiares de Abaré, no norte da Bahia, estão agora equipados para reforçar a alimentação de seus rebanhos, e também para impulsionar sua produção em horticultura. Eles receberam da Codevasf máquinas de trituração e ensilagem, adquiridas com recursos de emenda parlamentar e de destaque orçamentário da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI), e quatro kits de irrigação, fornecidos no âmbito do Plano Brasil sem Miséria.
publicado: 26/08/2013 11h23, última modificação: 06/10/2023 17h11

Produtores familiares de Abaré, no norte da Bahia, estão agora equipados para reforçar a alimentação de seus rebanhos, e também para impulsionar sua produção em horticultura. Eles receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) máquinas de trituração e ensilagem, adquiridas com recursos de emenda parlamentar e de destaque orçamentário da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI), e quatro kits de irrigação, fornecidos no âmbito do Plano Brasil sem Miséria.

Os equipamentos foram doados à Associação dos Produtores Rurais da localidade de Boqueirão, cuja sede fica na comunidade de Fazenda Boqueirão, na zona rural de Abaré. A entidade reúne cerca de 36 associados cadastrados e, de acordo com o presidente Francisco de Assis Jericó, também atende famílias das regiões circunvizinhas.

A Associação avalia que entre 60 e 70 famílias serão beneficiadas pela ensiladeira. O equipamento será usado para triturar e ensilar capim, palma, folha de caatingueira e algaroba que, juntos com o farelo de milho, servirão para alimentar as criações neste período de estiagem. A máquina é composta por um motor diesel, um módulo triturador/picador e outro forrageiro – todos montados em uma base de acoplamento. O investimento foi de cerca de R$ 7,7 mil.

Além da máquina para preparação de alimento para os rebanhos, o superintendente da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, entregou à entidade de produtores rurais quatro kits de irrigação, cujo objetivo é melhorar a qualidade da alimentação das famílias locais. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Plano Brasil sem Miséria, do governo federal, e serão usados para a implantação de hortas comunitárias.

Entre as vantagens destes kits estão o expressivo aumento da produtividade, com economia de água devido ao uso do sistema de gotejamento; a facilidade de montagem; o fato de ser dispensado o uso de energia elétrica; e a possibilidade de ampliação, com a instalação de kits semelhantes. Nos próximos dias, uma equipe da Codevasf proverá treinamento aos beneficiários sobre o uso dos kits.

Alternativa de renda

Para a dona de casa Josiane Barbosa dos Santos, que mora com o marido e uma filha pequena e recebe o benefício do programa Bolsa Família, do governo federal, a implantação de uma horta pode melhorar não só a saúde da sua família, mas também pode criar uma alternativa de renda, com a venda de hortaliças. 

“São ações como esta que dignificam nosso trabalho. Não estamos aqui fazendo um favor, mas sim cumprindo com nossa obrigação, que é servir e cuidar de nosso povo, e trazer para ele o que ele precisa e o que é de seu direito”, disse o superintendente regional da Codevasf, Emanoel Silva, durante a entrega dos equipamentos.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:
http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/34-comunidades-rurais-do-norte-baiano-recebem-equipamentos-para-reforco-da-producao.mp3