Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Comunidade no Piauí conta com Casa de Mel
conteúdo

Notícias

Comunidade no Piauí conta com Casa de Mel

A Superintendência Regional da Codevasf em Teresina beneficiou a comunidade Aninga, em Wall Ferraz (PI), com a instalação de uma Casa de Mel. A ação faz parte do trabalho de fortalecimento do Arranjo Produtivo de Apicultura no estado
publicado: 17/05/2007 16h16, última modificação: 06/10/2023 17h08

A Superintendência Regional da Codevasf em Teresina beneficiou a comunidade Aninga, no município de Wall Ferraz (PI), com a instalação de uma Casa de Mel. A ação faz parte do trabalho de fortalecimento do Arranjo Produtivo de Apicultura no Piauí, que tem como um de seus objetivos a promoção e melhoria da qualidade do mel produzido na região. Essa infra-estrutura permite sua utilização como unidade que abriga, beneficia e comercializa o mel sob condições higiênicas adequadas.

Nas ações programadas para o Piauí, a Codevasf prevê a construção de mais duas Casas de Mel, uma no município de Jacobina e outra em São João do Piauí. Ainda em 2007, implantará mais onze unidades em municípios a serem definidos.

As Casas de Mel são instaladas em comunidades com tradição e potencial na atividade apícola. O local é equipado com mesa desoperculadora, centrífuga, decantador, peneiras (todos em aço inoxidável) e baldes plásticos para depósito e transporte do mel.

A operacionalização das Casas de Mel é realizada por apicultores capacitados que, além do treinamento, recebem as indumentárias e colméias para desenvolver as demais atividades produtivas no campo (apiários).