Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf viabiliza implantação de fábrica em Juazeiro (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf viabiliza implantação de fábrica em Juazeiro (BA)

A Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Afrupec) solicitou à Codevasf a implantação de uma unidade móvel de extração e envasamento de água de coco no Perímetro
publicado: 22/02/2011 14h27, última modificação: 06/10/2023 17h09

A Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Afrupec) solicitou à Codevasf a implantação de uma unidade móvel de extração e envasamento de água de coco no Perímetro. Para discutir com os produtores a viabilização de instalação do equipamento, a superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Ana Angélica Almeida Lima, coordenou uma reunião entre os representantes da Afrupec, Sebrae, empresa Ducoco Alimentos (do Ceará), além da Companhia de Eletrificação da Bahia (Coelba) e a Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Segundo ofício encaminhado pela Afrupec à Codevasf, a instalação da unidade móvel ainda não ocorreu “devido à inexistência de documentação que possibilite a Afrupec disponibilizar oficialmente a instalação da Ducoco no terreno onde está sendo construída a agroindústria de processamento de frutas no Perímetro Curaçá”.

A solução encontrada pela Codevasf foi a instalação do aquamóvel num terreno que foi repassado há 14 anos pela Companhia para a Associação dos Colonos do Perímetro Irrigado de Curaçá (Acopeic). A área de sequeiro possui cerca de 2 ha e está localizada no Núcleo Habitacional II, a aproximadamente 6km da fábrica de beneficiamento de frutas da Afrupec.

Ficou acertado que a Codevasf fará a adequação da área; a Coelba será responsável pelo fornecimento de energia e o Distrito de Irrigação fornecerá água para o funcionamento do equipamento. Ao Sebrae caberá o treinamento dos agricultores envolvidos no processo, abordando temas como mercado e qualidade dos produtos.

Segundo o representante da Ducoco Alimentos, Mário Vital, cerca de 15 funcionário vão operar a unidade móvel, que terá investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. Na primeira fase, a empresa vai pasteurizar o produto e depois transportar até suas fábricas. A Ducoco Alimentos possui unidades fabris em Linhares (ES) e Itapipoca (CE), onde estão instaladas sete fazendas numa área total de 10 mil ha, sendo 4 mil de área produtiva. Entre os produtos comercializados estão a água de coco, coco ralado e leite de coco.

Para Joselito Menezes, gerente regional de Gestão Estratégica da Codevasf em Juazeiro, “esse é mais um empreendimento que a Codevasf viabiliza na região, e vai beneficiar diretamente cerca de 265 produtores do perímetro irrigado de Curaçá, onde mais de 550 ha são utilizados para produção de coco”.